Foto: JC Curtis/Fundacc
A tarde do último domingo (24) foi marcada pela cerimônia de encerramento e entrega dos prêmios da 12ª edição do Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba (FET), na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto).
Com a arquibancada e a praça cheias, a comemoração reuniu público de todas as idades e declarou a peça ‘Bullying Aconteceu Comigo’, da Cia. de Teatro Gustav Ritter, de Goiânia (GO), como a melhor peça do festival. Além do 1º lugar na categoria peça teatral, o grupo faturou o prêmio de melhor atriz do festival.
Os grupos de Caraguatatuba Cia. Império Teatral e QSA! Caraguatá levaram, respectivamente, o 2º lugar com a peça ‘Caiçaras’ e o 3º lugar com o espetáculo ‘Lama Barro Morro A Baixo’.
O coordenador de Teatro da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Heron Carrillo, disse “fico muito orgulhoso com a quantidade de grupos de Caraguá que participou do festival e mais ainda em ver os jovens se interessarem pela arte, pelo teatro. Foi incrível!”.
Ao todo, foram entregues 10 troféus exclusivos feitos pelo artista plástico Robson Nascimento, nas categorias Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Cenografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Pesquisa e 3ª, 2ª e 1ª Melhor Peça. Também foram premiados melhor ator e atriz infantil do FET.
Também participaram do encerramento o Circo Amarillo com o espetáculo ‘Clake’, a Cia. #Caixa de Brinquedos com a montagem ‘A Princesa que não queria aprender a ler’, o Grupo Teatro de Trincheira com a peça ‘Os Saltimbancos’ e os grupos RT – Danças Urbanas e Geração Futuro animando o público com suas coreografias.
O FET é uma realização da Prefeitura Municipal e da Fundacc, composto em sua maioria por estudantes de Caraguatatuba, oriundos das Oficinas Culturais, e tem como intuito incentivar a criação de novos grupos teatrais e fomentar a cultura no município.
Confira as premiações
Melhor Ator – Alex Macedo (‘Caiçaras’ – Cia Império Teatral)
Melhor Atriz – Thayane Evelli Santos Pereira (‘Bullying Aconteceu Comigo’ – Cia. de Teatro Gustav Ritter)
Melhor Diretor – Keiliane Dias de Souza (‘Lama Barro Morro A Baixo’ – QSA! Caraguatá)
Melhor Cenografia – ‘A Mãe Delas Não Está Aqui’ – Grupo Teatral Sunshine
Melhor Figurino – ‘O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá’ – Grupo Estrelas da Imaginação
Melhor Maquiagem – ‘Vampirildo em uma História de Vampiro’ – Cia. Império Teatral
Melhor Trabalho de Pesquisa – ‘Lama Barro Morro A Baixo’ – QSA! Caraguatá
Melhor Ator Infantil (Prêmio Revelação) – Matheus Henrique Sodré (‘O Testamento do Cangaceiro’ – Grupo Não Tinha Outra Erva?)
Melhor Atriz Infantil (Prêmio Revelação) – Sophie Silva (‘Lama Barro Morro A Baixo’–QSA! Caraguatá)
Melhor Peça
1º – ‘Bullying Aconteceu Comigo’ – Cia. de Teatro Gustav Ritter
2º – ‘Caiçaras’ – Cia. Império Teatral
3º – ‘Lama Barro Morro A Baixo’ – QSA! Caraguatá