Fotos: Divulgação
#PraCegoVer – Foto retrata parte de uma parede de pedra em ruínas com abertura de uma janela coberta com plantas e raízes
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) abre neste sábado (18), às 19h, a exposição ‘Ruínas da Lagoinha’, do fotógrafo José Francisco Carvalho.
A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sábado em horário especial de férias, das 13h às 21h, durante o mês de janeiro.
‘Ruínas da Lagoinha’ é uma exposição fotográfica de arquitetura-documental que reúne 19 fotos que evidenciam as ruínas de um antigo engenho da Fazenda Bom Retiro, construído em meados de 1828, no bairro da Lagoinha, região sul de Ubatuba, na época que em seu porto eram negociadas e exportadas a produção vale-paraibana e regional, trazida por tropeiros pela estrada entre Ubatuba e São Luís do Paraitinga.
Para o fotógrafo, “além do valor histórico, o local nos traz reflexões do passado em um ambiente de beleza marcante e natural, de grande interesse turístico e cultural para a região”.
As ruínas do engenho da Fazenda Bom Retiro foram tombadas – ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar – pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), em 16 de dezembro de 1985, para valorização enquanto Patrimônio Histórico.
Serviço
Exposição: ‘Ruínas da Lagoinha’
Dia: 18/1, sábado
Hora: às 19h
Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba
Mais informações: (12) 3883-9188
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com