A praia do Indaiá, em Caraguatatuba, recebeu neste final de semana (17 a 19/01), o projeto SUP e Surf Para Todos, que faz parte da programação do Verão Sobre Pranchas, idealizado pela Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha (ABIEP), em parceira com o Almasurf e Prefeitura de Caraguatatuba.
Durante o final de semana, crianças, jovens e adultos poderão participar de diversas atividades, com quatro monitores que ensinaram algumas práticas da atividade esportiva.
#PraCegoVer: Após os aprendizados na areia, os participantes praticam os ensinamentos no oceano (Foto: Divulgação/PMC)
O Surf e SUP Para Todos integra a plataforma de eventos da Almasurf que tem como objetivos formar novos praticantes, transformar e inspirar pessoas sobre pranchas. A iniciativa é uma celebração da cultura de praia e da inclusão social pelo esporte.
Em seus oito anos de história, a iniciativa promoveu aulas gratuitas da modalidade e ofereceu para cerca de 50 mil pessoas uma primeira experiência no esporte dos reis havaianos.
Para a equipe da Almasurf, através da prática regular de atividades esportivas é possível elevar o desempenho escolar, ampliar o convívio entre as diferentes classes sociais, exercitar a disciplina e o respeito ao próximo, entre outros comportamentos extremamente positivos.
As aulas duram em torno de uma hora. Na praia do Indaiá, a primeira fase das atividades ocorreu na areia, no qual um monitor explicou aos participantes como se comportar no oceano, indicando o posicionamento correto na prancha, além de dicas de equilíbrio e do momento ideal para se levantar na prança.
Já na segunda parte, os participantes entraram na água e, com o suporte do monitor, colocaram os ensinamentos aprendidos em terra firma em prática na água.
A inscrição e a participação nas ações do projeto são gratuitas. Mulheres e homens a partir dos seis anos de idade, de qualquer classe social, podem participar das atividades.
Agora, o Verão Sobre Pranchas em Caraguatatuba ocorre na Martim de Sá entre os dias 24 a 26 de janeiro, das 10h às 17h.
Nicolas Cantagesso
Jornalista Responsável: Acácio Gomes