Caraguatatuba possui um Viveiro Municipal que abriga mais de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com a finalidade de arborização urbana e recuperação das áreas ambientais degradadas e da mata ciliar, importantes para proteção das margens de rios.
No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras.
O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m², que possui duas salas equipadas com telão, computador, mesas e cadeiras com capacidade para até 50 pessoas.
As mudas de espécies nativas da Mata Atlântica são entregues pelos munícipes ou empresas à Prefeitura, provenientes de autorizações de supressão de árvores, como compensação ambiental.
Em 2019, o Viveiro Municipal passou a ter uma função pedagógica, com objetivo de enriquecer a educação ambiental nas escolas, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para o desenvolvimento destas ações pedagógicas na rede municipal de ensino.
Até hoje, 500 alunos da rede municipal de ensino, estadual e Instituições de Ensino Técnico e Superior passaram pelo local.
O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna. É aberto para utilização e visitação, mediante agendamento prévio por meio do telefone (12) 3897-2530 ou por email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br