Aconteceu na tarde desta quinta-feira (06/02) uma reunião do Circuito Litoral Norte Paulista na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.
Estiveram presentes os prefeitos Aguilar Junior, de Caraguatatuba; Delcio Sato, de Ubatuba; Maria das Graças Ferreira (Gracinha), de Ilhabela; e o secretário de Governo de São Sebastião, Luiz Carlos de Carvalho.
Na pauta constaram assuntos como a elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos voltados ao Litoral Norte.
A iniciativa sugere a criação de estações de transbordo que são pontos de transferência intermediários de resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final.
Nas estações de transbordo, os resíduos são compactados e colocados em carretas de maior capacidade que levam os resíduos até o aterro sanitário.
A iniciativa resultará numa significativa redução orçamentária com relação às verbas destinadas ao transporte dos resíduos, além da circulação de caminhões pelas rodovias que cortam a região.
Atualmente os resíduos coletados nas cidades do Litoral Norte são enviados para aterros sanitários em Tremembé ou Jambeiro. Porém, os municípios sofrem com o transporte na alta temporada e quando há interdições na Rodovia dos Tamoios por conta de chuvas, cujos acumulados ultrapassem os 100 milímetros.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, compartilhou com os outros prefeitos as ações pertinentes à questão da administração de resíduos, já realizadas em Caraguatatuba.
O município, por exemplo, dispõe de três Ecopontos distribuídos nas regiões Norte, Sul e Centro. Os Ecopontos são áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem, destinadas ao recebimento de resíduos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.
O programa de coleta seletiva é outra realidade no município e os números apontam que tanto os munícipes quanto os veranistas estão atentos e aderindo às boas práticas de cuidados com o meio ambiente. A coleta seletiva recolhe, em média, 60 toneladas de lixo reutilizável por mês e na alta temporada esse número aumenta para 80 toneladas.
Qualificação e Esporte
Outro item pautado pelos representantes do Circuito Litoral Norte foi um encontro com presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O objetivo do encontro é viabilizar a implantação no Litoral Norte de sedes do chamado Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, SESC, SESI e SENAC). O encontro está pré-agendado para acontecer no mês de março, na cidade de Ubatuba.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre a importância das formações em parceria com o SENAI. “Realizamos 18 cursos em 2019 e tivemos resultados muito positivos com a absorção da mão de obra, melhor qualificação de profissionais já atuantes e a geração de oportunidades para jovens com uma formação reconhecida pelo mercado. Para 2020 já temos 12 cursos programados, iniciando no dia 10 de fevereiro com o curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos da linha branca”, disse.
Recursos hídricos
Para o próximo encontro com os representantes do Circuito Litoral Norte Paulista será colocado em pauta o tema Gestão de Recursos Hídricos.
A intenção é de viabilizar uma reunião com representantes do Governo do Estado de São Paulo sobre o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN) para tratar dos eventos e ações para avaliação das propostas para aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) destinados ao CBH-LN.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br