Quem passa pela orla da avenida da praia em Caraguatatuba e observa uma carreta estacionada, se surpreende ao entrar e conhecer a Unidade Móvel do Senai.
Totalmente equipada, a unidade é um verdadeiro laboratório de elétrica, com uma variedade de aparelhos eletrodomésticos, ferramentas para os reparos e equipamentos de segurança.
Instalada ao lado da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba, a unidade móvel é sede do curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos, iniciado nesta segunda-feira (10/02). Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Senai, a primeira fase do curso foi realizada no final de 2019 com a formação sobre eletrodomésticos pequenos. As aulas iniciadas hoje tratarão de eletrodomésticos da linha branca.
A turma é composta por 16 alunos e contará com carga horária de 80 horas. Durante a formação, os alunos aprenderão a executar manutenção em aparelhos eletrodomésticos conhecidos como linha branca: condicionador de ar compacto, refrigerador, freezer, lavadora de roupas e micro-ondas.
O instrutor do Senai, Alan Ferreira da Silva, explica que com a formação, os alunos sairão aptos a exercerem manutenção e reparos, podendo atuar no setor industrial ou como micro empreendedores individuais (MEI).
“Os alunos aprenderão desde a organização do local de trabalho, a seguir procedimentos, legislação e normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança. Poderão oferecer o serviço imediatamente após a conclusão do curso”, disse.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, reafirma a importância da parceria com o Senai.
“Durante o ano de 2019 pudemos oferecer 18 cursos para a população. Sabemos que os cursos do Senai são muito valorizados pelo mercado de trabalho. Prova disso, é o alto índice de absorção da mão de obra, além das pessoas com perfil de empreendedorismo que abriram seus próprios negócios e estão gerando e aumentando a renda de suas famílias”, disse.
Para o ano de 2020 já estão previstos 15 cursos. As informações sobre requisitos e período de inscrições serão divulgadas em breve.
Os próximos cursos previstos são:
- NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade;
- NR-11 – Operação de empilhadeira;
- NR-35 – Segurança nas atividades com trabalhos em altura;
- Operação de pá carregadeira.
Microempreendedor individual
O Microempreendedor Individual foi criado pela Lei Federal nº 128/2008 para que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade e, principalmente, promover esta formalização com uma carga tributária reduzida.
O MEI se tornou um dos maiores programas de inclusão social do país. Todas as informações sobre o programa podem ser obtidas no SEBRAE.
Em Caraguatatuba a sede fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1011 – Sumaré. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 16h.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br