Fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba e agentes da Marinha do Brasil realizaram, no último sábado (15/02), uma ação preventiva nas praias Martim de Sá (Região Central) e Tabatinga (Região Norte), com o objetivo de orientar sobre as regras de navegação. O foco é que durante o período de Carnaval navegantes e banhistas saibam com o conviver sem risco de acidentes no mar.
O comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitação de fragata Adriano Vieira, explica que são 155 recomendações de Segurança da Navegação que devem ser observadas pelos condutores de embarcações.
Dessa forma, os marinheiros entregaram adesivos para serem colocados nos barcos de esporte/recreio e profissionais e fizeram panfletagem em apoio à navegação segura. Manter distância dos banhistas, uso correto de equipamentos de salvatagens, obrigatoriedade de estar com a documentação correta foram alguns itens reforçados durante a abordagem.
Para o fiscal de Postura da Secretaria de Urbanismo, Alex Catapani, a ação foi importante porque se aproxima mais da população. “Os banhistas veem com bons olhos e agrega valores às praias do município e a população entende que a Prefeitura e Marinha do Brasil estão zelando por sua segurança. Dá maior sensação de segurança para frequentar as praias do município”.
Pela Prefeitura de Caraguatatuba, a orientação foi feita na faixa da areia, lembrando que a navegação deve ser feita depois de de 200 metros da arrebentação.
Confira as regras para uma navegação segura
1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!
2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.
3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.
4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.
5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!
6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.
7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no ‘escuro’.
8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.
9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.
10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais é causada por esse descuido.
11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.
12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.
13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!
14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.
15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo!
Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br