Integrantes das 2ª e 3ª turmas da Guarda Mirim de Caraguatatuba iniciaram nesta segunda-feira (17/02) uma capacitação com ênfase em rotinas administrativas promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O treinamento terá duração de 20 dias e servirá de preparação para que os jovens iniciem suas atividades como aprendizes nas diversas secretarias da Prefeitura.
Ao total, são mais 55 jovens em preparação. Para que possam ter conhecimento de suas competências profissionais, eles são submetidos a um teste vocacional para auxiliar na definição de qual área atuarão.
Atualmente, a Prefeitura de Caraguatatuba tem cerca de 45 Guardas Mirins exercendo atividades como Jovens Aprendizes nos mais variados setores da Prefeitura.
De acordo com o professor e diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, a capacitação faz parte do desenvolvimento de todos os jovens participantes. “Aqui na Guarda os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades, conhecimentos e talentos para que possam encarar o mercado de trabalho melhor preparados, relata”.
O Programa
A Guarda Mirim é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes à Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. A carga horária mensal é de 56 horas e após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio e permanecem em capacitação contínua. O contrato de aprendizagem é de até dois anos.
Formatura
A cerimônia de formatura da 3ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba já tem data marcada. No dia 5 de março, os integrantes participarão da cerimônia oficial e poderão comemorar a conclusão de mais um ciclo de aprendizados para qual foram preparados e habilitados.
Rayssa Soares
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br