A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, nesta quarta-feira (19/02), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul, que passou a funcionar para atendimento de urgência e emergência no bairro Perequê-Mirim. A unidade também conta com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou nove mil atendimentos/mês.
Em menos de 24 horas de funcionamento, desde a inauguração até às 8h desta quinta-feira (20), a UPA SUL já realizou 74 atendimentos, que já resultaram em três exames de radiografias e 20 coletas de amostras para exames laboratoriais.
O prefeito Aguilar Junior, presente à inauguração, falou sobre a importância desta nova UPA que atenderá a todos da Região Sul.
“Desde que eu assumi fui ‘provocado’ a fazer mais e melhor pela saúde de Caraguatatuba. Os primeiros itens do meu plano de governo eram as entregas da UPA Norte e UPA Sul e esta é uma realização pessoal também. Esta é uma região de aproximadamente 50 mil pessoas. Nossa perspectiva é de atender 300 pessoas por dia e somando as outras unidades serão quase 1.500 atendimento/dia em urgência e emergência em todo o município. A vida é feita de escolhas. E, entre essas, eu escolhi cuidar de vidas”, relatou.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, agradeceu ao prefeito Aguilar Junior pelo empenho na organização e construção da UPA Sul, que é um sonho de toda a população da região.
“É muito emocionante podermos entregar esta UPA para a população da Região Sul. Isto é cuidar de todos, pois estamos descentralizando a saúde e trazendo para cá um complexo de Saúde. Isto não é para qualquer lugar. Estou muito contente de entregar esta obra junto com o prefeito Aguilar Junior, porque é para todos”, discursou.
O primeiro atendimento ocorreu logo após a inauguração, com uma paciente que veio diretamente para passar na UPA Sul com forte dor de cabeça, náuseas e dores no corpo.
Cleide Aparecida Jerônimo, 33 anos, passou pela triagem e contou que, por morar perto, soube da inauguração, e foi ao local somente para ser atendida.
“Eu sabia que iria inaugurar hoje, e já me preparei para vir ser atendida de imediato. Sou moradora do Perequê-Mirim e era muito ruim ter que ir até o Centro. Com uma UPA perto de casa, dá até para ir de bicicleta.”, afirma.
O espaço conta com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade conta ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.
Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá à classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.
Além disso, a unidade conta com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue ir até a UBS para buscar medicamentos.
Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.
Samu
Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma base descentralizada do Samu. A equipe que ficará na base da UPA SUL é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida), que conta com técnico de enfermagem e condutor socorrista.
A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local, tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.
As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).
Serviço:
Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê-Mirim
Talita Fernanda
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br