Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba e de Motoristas por Aplicativo se reuniram na manhã desta segunda-feira (2/3) para dar início aos trabalhos da Comissão Especial que vai trabalhar na regulamentação desse tipo de transporte no município.
O Decreto 1.223, de 28 de fevereiro de 2020, nomeou sete integrantes de cada setor para trabalhar na elaboração do documento com prazo de 30 dias, podendo ser renovado por igual período. O presidente da comissão é secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, capitão Campos Junior.
Pela Administração Pública compõem a Comissão Especial Allan Tripac Abreu dos Santos (Secretaria de Assuntos Jurídicos), Antonio Andrade Silva Neto (Secretaria de Urbanismo), Alessandra Aparecida Táparo Carvalho de Souza (Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão), Alexandre Gudin Novak (Secretaria de Tecnologia da Informação), Maria Fernanda Gonçalves Galter Reis (Secretaria de Turismo), Jader Augusto Marassi de Paula (Secretaria de Fazenda) e Wagner Leandro da Silva (Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão). Ana Paula Basan Soares da Cunha é secretária da Comissão.
Por parte dos Motoristas por Aplicativos, foram escolhidos pela categoria Camyla Carla Poloni, Danielle Carvalho de Oliveira, Jhoy Machado de Oliveira, Luciano Silva Rodrigues, Paulo de Castilho Filho, Rodolfo Rodrigues de Lima e Vanessa De Freitas Gomes.
Um dos pontos abordados no encontro desta segunda-feira foi a necessidade de um espaço físico da Uber em Caraguatatuba, que pode gerar renda para o município e mais facilidade para atuação e contato dos motoristas.
Eles também pedem atualização cadastral, comprovação de residência no município, espaço para embarque e desembarque de passageiros em locais como rodoviária, centro da cidade, atendimento feito por profissionais da cidade, entre outros. Um novo encontro foi marcado para esta semana.
Taxistas
A Prefeitura também montou uma Comissão Especial, por meio do Decreto 1.213 que tem como objetivo de analisar, manifestar-se, solicitar providências e emitir parecer conclusivo sobre o serviço de táxi no município, com vistas à elaboração de atualização da norma regulamentadora da atividade.
Representantes do governo e dos taxistas já trabalham para normatizar algumas situações em vigência pelo Decreto 217, de 2014, consideradas obsoletas. Entre as mudanças previstas estão implantação de aplicativos e regras de estacionamento.
“Esta é a primeira vez que se dá oportunidade para esses profissionais participarem da normatização das regras que eles precisam estar adequados”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Mara Cirino
Informações para a imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br