Agentes de tráfego da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de Caraguatatuba, estão nos dois terminais do município – Rodoviária e Sumaré, para fiscalizarem a higienização de cada veículo após cada viagem.
#PraCegoVer: Interior de um ônibus, onde mulher com macacão azul, luvas de borracha amarela e máscara de proteção segura um borrifador com álcool líquido 70º. Ela limpa com um pano a barra de apoio vertical, próxima à catraca (Foto: Divulgação/PMC)
A medida segue a determinação do Decreto Municipal 1.230, de 16 de março de 2019, que dispõe sobre a adoção de medidas preventivas contra o novo coronavírus (Covid-19), inciso XI – “a empresa concessionária de transporte coletivo no município deve disponibilizar álcool em gel para seus funcionários e passageiros, bem como realizar a higienização dos veículos ao final de cada viagem”.
No terminal do Sumaré, de acordo com o fiscal despachante Douglas Silva de Moraes, passam 29 carros que atendem aos bairros da zona sul da cidade. Já o fiscal do terminal na rodoviária, André Beres, disse que são 13 veículos que passam no local e atendem à zona norte da cidade.
A higienização dos assentos e barras de apoio com álcool líquido 70º, recomendado pelo Ministério da Saúde, leva, em média, 15 minutos, e é realizada durante o intervalo entre os percursos de cada linha.
O valor da multa para o descumprimento do Decreto é de 40 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$142,80, por veículo. Denúncias sobre o desrespeito às normas podem ser feitas pelo número 0800-778-8080.
Cláudia Moysés
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br