Um dia que era para ser repleto de atividades de educação ambiental, este ano, recebeu uma abordagem diferenciada. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, a homenagem remete a um projeto importante da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o Viveiro Municipal de plantas nativas.
#PraCegoVer: Mudas de árvores organizadas em um espaço coberto; o espaço é rodeado de vegetação e grandes árvores. (Foto: Divulgação/PMC)
São quase 2 mil mudas abrigadas no espaço, todas de espécies nativas da Mata Atlântica, provenientes de compensação ambiental. As plantas são utilizadas para arborização urbana, tanto para locais públicos ou residenciais e recuperação das áreas ambientais degradadas e da mata ciliar, importantes para proteção das margens dos rios.
No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras. São mudas de diferentes finalidades, como floríferas, ecológicas, frutíferas e de diferentes tamanhos.
Quem quiser a doação de mudas para plantio deve entrar em contato pelo Canal 156 ou na SMAAP, pelo telefone (12) 3897-2530 e solicitar o pedido, através do projeto do Disk Árvore.
Além de doar a muda, a equipe da Secretaria, auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
O espaço também realiza o trabalho de educação ambiental com as escolas municipais e instituições, com palestras sobre a importância das boas práticas sustentáveis e divulgações das ações do município na preservação ambiental, além de cursos para servidores públicos sobre poda de árvores e identificação de espécies da Mata Atlântica.
O Viveiro é aberto para utilização e visitação do público, mas por conta da pandemia, as visitas estão suspensas temporariamente. O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500 – Jardim Itaúna.