A Prefeitura de Caraguatatuba cada vez mais preocupada com a questão social da população adulta em situação de rua do município implantou no mês de junho, um telefone de plantão direto para que a população acione a equipe do serviço de abordagem.
#PraCegoVer: Fachada da Casa do Caminho, com veículo estacionado na frente (Fotos: Divulgação/PMC)
Desde 2017, a cidade conta com a Campanha Permanente “Não dê esmola, dê futuro”, desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que buscar reforçar a população, para que acione o serviço especializado de atendimento à população de rua, ao invés de ofertar a prática da esmola, fazendo com que o morador permaneça nesta situação constantemente.
Com o canal telefônico, a população poderá ligar para equipe e realizar a denúncia, fazendo com que a abordagem seja mais rápida e o acolhimento mais eficaz. A equipe chega ao local e oferta o serviço de acolhimento, para um local apropriado para os primeiros cuidados.
No espaço, a equipe multiprofissional faz uma avaliação para fornecimento de passagem de retorno à cidade de origem, alimentação completa, asseio, além de tentativas de sociabilização e regularização de documentos e benefícios.
Até o mês de maio deste ano, foram realizadas 1.522 abordagens, sendo 650 feitas desde o início da pandemia da Covid-19. Deste número, 662 pessoas aceitaram o acolhimento. Importante destacar que a Prefeitura não tem o direito de obrigar o morador de rua a se dirigir ao abrigamento.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar no telefone 190.
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato no telefone de plantão (12) 99654-9439, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 18h às 22h.
Outros canais também podem ser acionados:
Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo | Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan | Telefone: (12) 3882-5236