Levantamento realizado pela administração da Casa de Saúde Stella Maris entre 21 de março e 27 de julho aponta que 468 pacientes foram atendidos com diagnóstico suspeito ou confirmado de Covid-19.
Deste total de pessoas com síndrome respiratória aguda atendidos na Santa Casa, 167 pacientes estiveram internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI Covid-19), onde 85 pacientes receberam alta para a Enfermaria (51%).
Na Enfermaria de isolamento respiratório (Enfermaria – Covid-19), 301 pacientes foram internados neste mesmo período, sendo que 179 pacientes receberam alta e estão em casa (59%). Os demais pacientes que compõem este grupo foram transferidos para outros setores do hospital, para outras unidades de tratamento ou foram a óbito.
A taxa de mortalidade dentro da UTI de isolamento respiratório é de 23,39%, desde o início da pandemia até o momento.
Segundo dados do Ministério da Saúde (https://covid.saude.gov.br/), a taxa de mortalidade nacional é de 42.1% e a taxa de mortalidade do Estado de São Paulo é de 47.2%.
Caraguatatuba tem, hoje, 925 casos confirmados de Covid-19 e 668 recuperados da doença. Outros 328 casos estão em investigação. São 53 mortos por causa dessa pandemia – 51 pessoas do município e duas de outras localidades.
Estrutura
Desde o início dos primeiros casos do novo coronavírus, a Prefeitura de Caraguatatuba estruturou a rede municipal de saúde para atender a população.
Na Casa de Saúde Stella Maris foram criados mais 39 leitos, sendo sete na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 20 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Infantil.
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA Centro foi destinada somente para atender casos do novo coronavírus e síndrome gripal. No local, há 80 leitos de emergência, dos quais 22 com respiradores.
O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO) foi adaptado para atendimentos de outras patologias que não sejam Covid-19 ou síndrome gripal.
A UPA Sul atende as ocorrências de rotina, mas também separou um espaço para casos de Covid-19 e síndrome gripal, com três leitos e respiradores, assim como a UPA Norte, com dois leitos e respiradores.
A cidade também conta com 20 leitos de UTI e 10 de Enfermaria no Hospital Regional do Litoral Norte, no bairro Pontal de Santamarina.