Quem aderiu ao saque aniversário terá direito ao FGTS em quanto tempo?Modalidade não dá direito ao saque do fundo em caso de demissão e isso é motivo de arrependimento para quem optou sem conhecer bem as regras. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale
Muitos trabalhadores têm aderido ao saque-aniversário ansiosos por terem acesso a uma parte do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) anualmente, sem se atentarem a um detalhe muito importante, ainda mais em época de pandemia e aumento do desemprego: o saque-aniversário impede o trabalhador de receber a totalidade do dinheiro do fundo em caso de demissão.
Saque Aniversário das contas ativas e inativas do FGTS(Abre numa nova aba do navegador)
Mas não tem jeito: uma vez que o trabalhador dê seu consentimento ao saque-aniversário, não adianta se arrepender: ele terá de esperar cumprir uma carência de 24 meses.
É o que explica a Caixa Econômica Federal:
“A partir de 1º de janeiro de 2020, a opção realizada pelo sistemática de saque do FGTS tem efeito imediato. Neste caso, se o trabalhador fez opção pelo saque-aniversário e solicitar mudança para saque-rescisão, a alteração surtirá efeito no primeiro dia do 25º mês subsequente ao da solicitação.”
Ou seja: se for demitido, vai passar dois anos sem acesso ao valor total depositado no fundo.PUBLICIDADE
E O QUE ACONTECE ENQUANTO NÃO VOLTA O SAQUE-RESCISÃO?
Mas o que acontece durante esse tempo? O trabalhador vai ficar sem saque-rescisão e também sem o dinheiro do saque-aniversário?
Formas de saques do lucro do FGTS no ano passado(Abre numa nova aba do navegador)
Não. Enquanto durar a carência de 24 meses para poder voltar ao saque-rescisão, o trabalhador que fizer a opção pelo saque-aniversário poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente.
Confira os porcentuais que o trabalhador poderá sacar anualmente em caso de adesão ao saque-aniversário:
Auxílio Maternidade do INSS pode ser pago a quem da família?(Abre numa nova aba do navegador)
QUANTO MAIS DINHEIRO NO FUNDO, MENOR O PORCENTUAL
E A MULTA DE 40% DO FGTS, PERDE TAMBÉM?
Demissão durante a suspensão do contrato na Pandemia(Abre numa nova aba do navegador)
Não. Se ocorrer a rescisão do contrato de trabalho no período de vigência do saque-aniversário o trabalhador poderá sacar o valor da multa rescisória, quando devida.
Fonte: R7