A equipe responsável pelo Canal de Atendimento aos pacientes com a Covid-19, da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, foi pega de surpresa na manhã desta quinta-feira (3).
O grupo recebeu a visita do diretor-executivo do Barlavento Coworking, Marcelo Fernandes, que entregou um kit ‘gratitude’ a cada um dos cinco integrantes do setor.
A iniciativa faz parte do projeto ‘Alinhavos de Esperança’, criado pela Rede Colabora Litoral Sem Covid-19, co-criado no início da pandemia pela empresa Barlavento Coworking, a Fatec de São Sebastião e o Instituto Supereco. Ele tem o objetivo de valorizar os profissionais de serviços essenciais cujas atividades não puderam ser interrompidas durante a pandemia e gerar renda aos pequenos empreendedores locais com a produção artesanal de 2 mil máscaras de tecido. Ele também tem como meta distribuir 200 ‘Kits Gratitude’ com presentes artesanais e de gastronomia feitos pelos empreendedores locais.
Nesse kit, há um cartão com mensagens escritas à mão por voluntários e alunos para surpreender, agradecer e presentear os profissionais que estão na linha de frente.
A coordenadora do Canal de Atendimento, Ceci Oliveira Penteado, se sentiu lisonjeada com a homenagem. “Ter nosso trabalho reconhecido é muito gratificante. Adorei a surpresa”, afirmou.
Outra integrante da equipe é Gabriela Vermeulen, que também ficou feliz com o momento. “Tudo no kit foi feito com muito capricho. Inclusive, a cartinha de agradecimento escrita à mão. Um incentivo assim é sempre bem vindo”, disse.
Esse projeto teve início em julho e é patrocinado pela EDP São Paulo, distribuidora de energia da região e com o apoio do Instituto EDP.
Canal da Saúde
O setor acompanha a evolução dos casos, desde a notificação até completarem os 14 dias de sintomas ou por maior período se o paciente permanecer sintomático.
O monitoramento é realizado também aos feriados, recessos e finais de semana, das 7h às 21h. Conta com uma rede de apoio que inclui uma médica e outros profissionais capacitados e treinados para prestar um atendimento mais humanizado ao paciente.
Até o agosto, a equipe de profissionais do Canal realizou, aproximadamente, 12 mil chamadas telefônicas de monitoramento, média de 81 ligações/dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
Rede Colabora Litoral Sem Covid-19
A Rede teve início durante a pandemia, quando o Barlavento Coworking se uniu à FATEC de São Sebastião para auxiliar na produção de EPIs (face shields), parceria que deu início ao Laboratório de Inovação e Criatividade, localizado nas dependências da Faculdade.
O Instituto Supereco logo juntou sua experiência em projetos socioambientais e arranjos produtivos locais da economia colaborativa, como o Beco do Picaré e Rede São Francisco formados por comunitários do litoral. Atualmente, 12 parceiros da Rede Colabora Litoral apoiam o projeto Alinhavos de Esperança: Instituto Supereco, Barlavento Coworking, Beco do Picaré, OBME – Organização Brasileira de Mulheres Empresárias, CEAG – Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, APlanet, FATEC, FASS, Centro Universitário Módulo, Instituto Baleia à Vista, Yatch Club de Ilhabela e Rádio Caraguá FM.