A Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano – Acalento de Caraguatatuba que atende pessoas com deficiência retomou nesta terça-feira (8/9), os atendimentos presenciais de forma gradual, seguindo todas as medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Desde o início da pandemia da Covid-19, com a suspensão das atividades, os pacientes da instituição receberam todo acompanhamento de maneira remota por meio do teleatendimento.
Agora, todos os serviços oferecidos no espaço serão retomados gradativamente e adaptados para que nenhum paciente seja prejudicado. A higienização dos espaços foi intensificada no pré e pós-atendimento; o intervalo entre os atendimentos foram aumentados para a higienização; a temperatura de todos os usuários é medida na entrada do local; e só pode ter um acompanhante por paciente.
O retorno dos atendimentos presenciais foi uma solicitação das famílias e assegurada pela Vigilância Sanitária do município e Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
Atualmente a instituição auxilia 240 usuários e familiares com todo suporte, sendo 130, feitos através de parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, pelo convênio com a Sepedi.
No espaço são oferecidos serviços nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, educação física, equoterapia, PediaSuit e comunicação alternativa. Todos foram adaptados para o atendimento remoto, tanto na parte de reabilitação ou na área social, com oferta de benefícios, para aquelas famílias em situação de vulnerabilidade social.
A Acalento é uma associação que atende e apoia pessoas com deficiência e seus familiares, com tratamento de habilitação e reabilitação, por meio de atendimentos ambulatoriais e equoterápicos.
A Acalento está localizada na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, 6.980, Porto Novo, telefone (12) 3887 9043.