A desistência ocorreu na terça-feira dia 3 de Outubro
O Assistente Social, Hélio Monteiro desiste de concorrer a vereador nas eleições de 2020. Ele é filiado ao PSDB, ficou conhecido pelo seu trabalho em defesa dos estudantes, taxistas, estagiário consumidor e pela universidade pública.
Ele defendia o nome do médico Dr. Marcelo Ugatti a prefeito nessas eleições. Em 2016 Helinho concorreu a vaga de vice-prefeito, sempre atuou na defesa da juventude, estudantes, taxistas onde seu pai trabalha a mais de 40 anos.
Em 2010 ele pleiteou a universidade pública na região, foi homenageado pelas câmaras municipais da região além da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Também através do Senador Eduardo Suplicy buscou na época que o Instituto Federal campus de Caraguatatuba tivesse curso superior.
No ano de 2018 ele coordenou a campanha do Deputado Federal Celso Russomanno no litoral obtendo em Caraguatatuba 2.244 votos e mais de 5 mil votos na região, foi reeleito o deputado com mais de meio milhão de votos, amigo do deputado possui boa relação e prova disso foi uma emendar parlamentar que o município conseguiu no valor de R$1 milhão de reais para o enfrentamento à COVID19.
Outra luta que marcou a história da cidade foi a sua defesa pelos 543 estagiários da prefeitura que haviam sido suspensos contratos e ajuizou uma ação popular obtendo liminar.
Muito respeitado na região por sua atuação política, possui boa relação com líderes da região e com Governo do Estado onde defende as ações e mais investimentos para região.
A sua desistência pegou apoiadores de surpresa na cidade. Em sua rede social ele publicou uma foto no Palácio dos Bandeirantes com secretário Marco Vinholi do qual tem gratidão pela atenção com o município principalmente ajudando nos repasses de recursos para enfrentamento da COVID19 e declarou apoio as ações do secretário e governo sempre buscando o diálogo e respeito.
“Espero que haja propostas para o desenvolvimento da cidade e não um projeto de poder onde alguns se unem para ter o poder político na mão, à cidade precisa de paz, respeito, harmonia, existem muitas famílias em vulnerabilidade social o mesmo discurso de sempre enjoa, não adianta falar em obras e deixar um povo com fome e sofrendo com desemprego, vou continuar atuando em defesa dos direitos de todos, fico triste sim como muitas pessoas pela minha desistência, tudo na vida é um aprendizado, iremos anunciar apoio em breve aqueles que tem respeito por nós e nos procuram para incluir as nossas bandeiras em seu plano de governo” diz Monteiro.
Ao perguntar se ele irá apoiar alguém ele não respondeu e comentou “desejo boa sorte a todos, vamos anunciar o apoio essa semana a um nome”. O pedido de desistência foi comunicado ao PSDB via e-mail e protocolado na justiça eleitoral no dia 3/9.
No cenário político a saída de Hélio Monteiro deixou muitas pessoas surpresa e preocupado já que seus aliados são fiéis a ele e acompanham seu trabalho durante muitos anos. Em reunião com seu grupo político que reuniu 35 lideranças em diversas categorias como médico, advogado, comerciante, taxistas, estudantes, estagiários, liderança setor transporte, motoristas decidiram acompanhar o seu apoio a um candidato que deverá ser anunciado nos próximos dias.