Grau de Proteção: Não Tombado
Data Construção: 2005
Uso atual: Atração Turística
Técnica Construtiva: Aço carbono galvanizado a fogo com base de concreto
Ambiência: Construída na Praça Benedito Joaquim do Nascimento, área residencial com extensa circulação de pessoas e veículos.
Dados Arquitetônicos: Executada em parceria com a Serralheria Seguraço no prazo de 35 dias. Todo o processo de construção foi acompanhado por seu idealizador. Instalada na véspera de sua inauguração, foi construída e transportada em partes. Sua montagem e finalização foram realizadas no local onde se encontra atualmente.
Dados Históricos: O monumento ao pescador caiçara foi idealizado pelo artista plástico Fernando Martins Braun a pedido da presidência da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e representa um pescador puxando a rede em uma canoa a pano. Foi instalado em um importante reduto tradicional caiçara, o bairro Ipiranga, onde se concentram algumas famílias de pescadores que compõem a comunidade da Praia do Camaroeiro. Sua inauguração se deu no aniversário de 148 anos de Caraguatatuba (20/04/2005) e a ideia original é de homenagear o pescador remontando traços da cultura caiçara