O prefeito Aguilar Junior sancionou no dia 28 de outubro a Lei 2.535 que institui no calendário de eventos municipais, o Dia da Guarda Mirim.
A Lei prevê um dia de solenidades e palestras que divulguem o trabalho realizado pela Guarda Mirim, bem como ampliem os conhecimentos dos integrantes e aspirantes.
Iniciada em 2018, a Guarda Mirim é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale-transporte e refeições.
Após o curso os participantes são capacitados para atuarem como jovens aprendizes e passam a receber uma bolsa auxílio. O contrato de aprendizagem é de até dois anos.
Três turmas já foram formadas desde o início do projeto, totalizando 157 alunos. Desses, 106 atuam como jovens aprendizes, sendo 100 na Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e seis em outras empresas; 20 jovens optaram por cursos em período integral nas instituições IF e ETEC e 31 foram selecionados para atuarem como estagiários nas escolas da rede municipal, que serão convocados com a retomada das aulas presenciais.
Processo seletivo para 4ª turma da Guarda Mirim
O processo seletivo para composição da 4ª turma da Guarda Mirim está temporariamente suspenso devido à pandemia da Covid-19. Foram quase mil inscritos para a prova com o mesmo número de jovens triados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Ao todo, são ofertadas 60 vagas para a quarta turma.
Assim que as autoridades sanitárias liberarem serão divulgadas as informações sobre aplicação da prova e finalização do processo seletivo.