Acesso de forma mais eficiente ao sistema de saúde e acolhimento nos casos de violência foram os dois pilares da gestão Aguilar Junior para a mulher.
Ele mostrou nos últimos anos que a mulher é prioridade em seu governo. Por isso, criou o Banco de Leite Humano, o Pró-Mulher e o Centro Integrado de Atenção à Mulher (CIAM).
Agora, como candidato à reeleição, Aguilar Junior e Dr. José Ernesto vão criar a Casa de Acolhimento das Mulheres Vítimas de Violência.
O objetivo é estabelecer um local seguro que ofereça moradia protegida e atendimento integral às mulheres em risco iminente em razão da violência doméstica. É um serviço de caráter sigiloso e temporário, no qual as usuárias permanecem por um período determinado, durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas.
Além disso, pretende ampliar o Centro de Referência da Saúde da Mulher e a descentralização do Banco de Leite Humano para as regiões Norte e Sul.
Ele fez
Entre os equipamentos públicos entregues na gestão Aguilar Junior estão o CEAMI (Centro de Atendimento Materno Infantil) e o Banco de Leite Humano, para as mamães que possuem dificuldades de produzir o leite materno.
Porém, um dos espaços mais importantes entregues por Aguilar Junior foi a criação do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), inaugurado em 2019 e que já realizou mais de 35 mil atendimentos, por meio de consultas de ginecologia, pré-natal de alto risco, mastologia, endocrinologia, nutricionista, psicologia e pediatria, além de exames de mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e exames citológicos de papanicolau.
No combate à violência contra a mulher, Aguilar Junior entregou, em 2017, o CIAM (Centro Integrado de Atenção à Mulher), que recebe mensalmente cerca de 400 mulheres com atendimento psicológico, jurídico e de assistência social.