Tempestade Sandy causa mortes e queda de energia nos EUA
Pelo menos 16 mortes são registradas enquanto supertempestade deixa ruas inundadas e pelo menos 6,2 milhões sem eletricidade
Sandy perdeu o status de furacão pouco antes de tocar a terra, mas a distinção é meramente técnica, definida com base na forma e na temperatura interna da tempestade. Os ventos com força de furacão se mantiveram e autoridades mantiveram o alerta para as cerca de 50 milhões de pessoas que estavam em sua rota.
Os danos totais causados por Sandy na costa leste ainda não são claros. Fortes chuvas e inundações continuarão sendo ameaças nos próximos dias, conforme a tempestade se move em direção à Pensilvânia. À meia-noite, o centro da tempestade estava perto da Filadélfia e seus ventos estavam a 120 km/h.
“Sabíamos que essa tempestade seria muito perigosa e ela foi de acordo com nossas expectativas”, disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. “É uma tempestade única.”
A Bolsa de Nova York permanecerá fechada nesta terça-feira, na primeira vez em que o fechamento acontece por dois dias consecutivos desde 1888, quando uma nevasca atingiu a cidade.
O nível do mar chegou a 4 metros em Manhattan, inundando o distrito financeiro e os túneis do metrô. Todo o sistema de transporte público de Nova York está fechado desde domingo.
As 16 vítimas registradas até agora são de Nova Jersey, Nova York, Maryland, Carolina do Norte, Virgínia do Oeste, Pensilvânia e Connecticut. Algumas das vítimas morreram em quedas de árvores. A polícia de Toronto, no Canadá, disse que uma mulher morreu ao ser atingida por uma placa que caiu por causa de ventos fortes.
Bloomberg afirmou que as piores chuvas já aconteceram para Nova York, e que o nível da água nas ruas estava baicando. Ainda assim, há temores de que as inundações possam causar dandos às linhas elétricas e de comunicação subterrâneas no sul de Manhattan, que são vitais para o centro financeiro do país.
Na tentativa de diminuir esse dano, autoridades cortaram a energia para cerca de 6,5 mil clientes na região. Outras partes de Nova York também registraram apagões por causa de explosões de transformadores.