Nos últimos meses, o termo ‘Cadastro Único’, foi muito abordado, principalmente para recebimento do Auxílio Emergencial. Também conhecido como ‘CadÚnico’, o programa reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, permitindo ao governo, o conhecimento das reais condições de vida da população.
A partir das informações cadastradas, é possível que as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, sejam selecionadas para diversos programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Cesta Básica, entre outros.
Por isso, é muito importante que as famílias já inscritas, atualizem seu cadastro, a cada dois anos ou quando tiver alteração de endereço, telefones, renda, entrada e saída de pessoas da família, entre outros.
Em Caraguatatuba, existem 17.214 famílias inscritas no Cadastro Único, e 12.483 estão com cadastro atualizado recentemente. Outras 4.731 constam com a situação desatualizada.
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, quem ainda não atualizou os dados nos últimos dois anos, procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), mais próximo de sua residência e faça o agendamento para atualização. O agendamento pode ser feito via telefone ou no local.
É possível acessar a data de atualização do seu Cadastro Único pelo site: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/, e aplicativo ‘MeuCadúnico’.
Com suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que a família se encontra para participação nos programas sociais do governo. Para receber os comunicados dos programas, também são utilizadas as últimas informações cadastradas.
Devido à pandemia da Covid-19, novos cadastros só estão sendo realizados em casos de urgência. A família que se enquadra na renda de até meio salário mínimo por pessoa e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar o Cras e solicitar o cadastramento.