A Prefeitura de Caraguatatuba entregou mais sete novos abrigos de ônibus nas regiões norte e central. Outros 16 estão em fase de conclusão, faltando apenas a colocação de alguns elementos como piso tátil e bateria. Os últimos cinco faltam a instalação dos vidros.
Entre os novos abrigos de seis e três metros de cumprimento, quatro foram implantados ao longo da Rodovia Rio-Santos (SP-55) nos bairros Massaguaçu, Cocanha e Martim de Sá, dois na Avenida Presidente Castelo Branco, no Sumaré e um na avenida Dr. Aristides Anísio dos Santos, no Indaiá, próximo ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
Prestes a serem entregues estão abrigos novos e reformados na Massaguaçu, Centro, Mococa, Cocanha, Jetuba, Casa Branca, Olaria, Martim de Sá, Tinga, Pontal Santamarina, Golfinhos, Morro do Algodão, Porto Novo e Horto. Os da Martim de Sá e Casa Branca têm nove metros e ficam próximo à Faculdade Módulo.
Vão receber, ainda, mais abrigos para levar maior conforto aos usuários do transporte coletivo os bairros Pontal Santamarina, na rua 20, Golfinhos, na Rua Francisco Caetano de Souza e Avenida Reginaldo da Costa, o Travessão, na rua João Carlos Bailo (Residencial Nova Caraguá II) e o Pegorelli, na Avenida José G. F. da Silva Filho (Residencial Nova Caraguá I). A maioria está em fase de montagem e colocação da parte elétrica.
De acordo com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, os antigos, que puderem ser aproveitados, serão reformados e, posteriormente, levados para outros locais.
Desde o início de 2017 já foram instalados e/ou trocados 119 novos abrigos de ônibus, entre eles, os colocados em frente à Casa de Saúde Stella Maris, no Centro, na frente do Cemitério Municipal, no Indaiá; e no Hospital Regional, no Pontal Santamarina, sendo eles com 9 metros para atender um fluxo maior de usuários.
Os novos abrigos são feitos de aço galvanizado a fogo (para que não ocorra oxidação) e vidro temperado transparente (para mais segurança dos usuários).
Também são resistentes para suportar o clima típico da cidade, de fortes ventos e muita chuva, além de serem anti-vandalismo. Os novos abrigos têm algumas características especiais como aparelho de captação de energia solar, capaz de gerar iluminação do abrigo.
Ainda conforme a Prefeitura, todos os abrigos, mesmo os que estavam sem iluminação, vão receber energia led para levar mais segurança os usuários.