A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, estima que até antes do Natal a revitalização da trilha da Pedra da Freira (Praia do Garcez), na região central, será entregue.
O serviço de escadaria dos cerca de 100 degraus já foi concluído e agora e agora os funcionários da construtora iniciaram a colocação do corrimão e dos bancos para que os visitantes possam apreciar a paisagem.
Já o término da obra de revitalização da trilha de acesso à Pedra do Jacaré (Prainha) deve levar um pouco mais de tempo devido à complexidade do terreno para a execução do serviço.
De acordo com a Secretaria de Obras, os degraus estão sendo construídos em diversos pontos e desafio maior é levar o material de construção para o trecho. Haverá também uma ponte suspenso em uma área, assim como serão colocados bancos de concreto.
Essas obras são executadas por meio de um convênio da Prefeitura com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), da Secretaria de Turismo do Estado. O investimento é de cerca de R$ 634 mil.
De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, a revitalização contempla outras benfeitorias como calçadas, passarelas em concreto e mirante no percurso, visando o acesso mais seguro de munícipes e turistas ao local.
Os dois locais são classificados como pontos turísticos de Caraguatatuba, muito antigos, e visitados anualmente por milhares de turistas e mesmo moradores locais que desfrutam da calmaria das praias e ao mesmo tempo da aventura para se chegar neles.
O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, explica que a iniciativa para fazer a reurbanização é porque, mesmo sendo muito frequentados, eles eram perigosos. As trilhas antigas eram de barro batido com escadas escavadas na terra, minas d´águas ao longo do caminho. “Com as obras vamos levar mais seguranças para os frequentadores”.
Portal de entrada
Outra obra de envergadura turísticas considerada importante para Caraguatatuba é a construção do portal de entrada da cidade, que será implantado no bairro Jaraguazinho, no trecho da Rodovia dos Tamoios.
A obra também é fruto de convênio com o DADE e o valor é de R$ 1.266.556,85. A empresa que executa o serviço é a Ecovale Construções. As peças estão sendo montada na sede da construtora e depois de prontas serão enviadas para Caraguatatuba para a montagem final.
Antes de ser enviado ao DADE, o projeto teve a sua aprovação por parte dos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A estrutura contempla uma construção em aço revestido.
O convênio com o Estado foi assinado em dezembro de 2019 e o prazo previsto para a conclusão é de 12 meses. Caraguatatuba tem investido no turismo para a geração de emprego e renda.