As rápidas mudanças sociais ocasionadas pela Covid-19 (novo coronavírus) acarretou aos profissionais educacionais um alto nível de cobranças e dificuldades técnicas durante o ensino remoto. Cobranças essas que podem comprometer o psicológico de muitos educadores.
Pensando no bem estar de seus professores e funcionários, a Secretaria de Educação do município, criou o programa ColaborAÇÃO, para ofertar apoio emocional aos profissionais da rede municipal de educação.
O programa de educação socioemocional, é realizado pela equipe de psicólogos do setor de Educação Inclusiva, que juntos abordam uma série de assuntos como: autocuidado e cuidado coletivo, empatia, inteligência emocional e habilidades socioemocionais, visando o fortalecimento da comunidade escolar.
Os primeiros atendimentos foram realizados aos profissionais de Supervisão e Apoio Pedagógico da secretaria, que estendeu-se aos gestores, professores e funcionários de todas as Unidades Escolares de acordo com suas especificidades, visando sempre promover a reflexão sobre saúde emocional em tempos de Pandemia.
Todos os atendimentos ocorrem de forma remota. E de acordo com a diretora da Educação Inclusiva, Adriana Bueno Coelho, todos os profissionais que necessitarem, podem participar do programa, pois é especificamente voltado para dar suporte ao profissionais que estão passando por um momento tão delicado como esta Pandemia.