Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte recebe ‘Quartas de Escuta’ da Frente Parlamentar Ambientalista de SP
Reflexões e ações para temporada 20-21 e a COVID-19 estão na pauta
nesta quarta, 16. Para participar da reunião é necessário inscrever-se
O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista de SP realiza um segundo encontro visando à continuidade da estruturação de soluções de enfrentamento dos problemas relacionados à alta temporada no Litoral Norte em tempos de pandemia. A primeira reunião aconteceu em 6 de novembro, com a participação de mais de 80 pessoas.
O foco principal do próximo debate será a análise de ações que possam reduzir os impactos gerados pelo aumento significativo do afluxo de pessoas na região, através da construção de soluções estruturantes e emergenciais nas áreas de saúde e saneamento, tendo em vista a problemática do abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, os resíduos sólidos e a drenagem. Os temas são preocupações permanentes das áreas litorâneas, que se agravam no período da temporada e inquietam a população local em meio à pandemia da Covid-19, assim como os assuntos relacionados ao turismo de massa que predomina no litoral paulista e exige atenção sobre o ordenamento da orla, a segurança e a mobilidade.
A reunião virtual acontecerá no próximo dia 16 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 17h, como parte da atividade conhecida como ‘Quartas de Escuta’. Um evento itinerante, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista de SP, coordenada pela Deputada Estadual Marina Helou (REDE/SP), organizado em conjunto com os Comitês de Bacias Hidrográficas existentes no território paulista, o Observatório da Governança das Águas (OGA) e a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA). As ‘Quartas de Escuta’ caracterizam-se como um espaço de participação e de construção de soluções para os desafios de governança e de problemas socioambientais existentes em cada região e busca aproximar e conectar a Frente Parlamentar Ambientalista com a sociedade.
Com a participação de membros do CBH-LN, dos movimentos sociais, diversos coletivos, representantes do setor produtivo e econômico da região, universidades, com docentes, pesquisadores e estudantes, instituições técnicas, com representantes das prefeituras e com a população mais engajada com as pautas socioambientais, também estarão presentes neste evento, Marina Helou, deputada estadual e coordenadora da frente parlamentar ambientalista de SP, Pedro Fernando do Rego, vice-presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e presidente do Instituto Educa Brasil, Angelo Lima, secretário executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA) e Marcelo Marcondes, da Diretoria Nacional de Gestão Ambiental da Associação Nacional dos Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA).
As inscrições podem ser feitas por meio deste link: