Caraguatatuba já registrou 6.384 recuperados do novo coronavírus (Covid-19). O número foi divulgado pela equipe do canal de atendimento telefônico (Call Center) da Secretaria Municipal de Saúde que monitora e acompanha diariamente os pacientes confirmados com a doença.
Pelo Call Center o paciente é monitorado desde o dia de sua notificação até completarem os 14 dias de sintomas. Esse período poderá ser estendido caso o paciente permaneça sintomático. O serviço funciona diariamente, inclusive aos feriados, recessos e finais de semana, das 7h às 21h.
Além de pacientes com a Covid-19, pessoas que possuem sintomas compatíveis à doença (síndromes gripais) também são monitoradas pela equipe do canal. Por meio do serviço, os profissionais conseguem ver quais são os receios, sanar as principais dúvidas e explicar quais são os cuidados intradomiciliares que os pacientes devem ter diariamente.
Quando procurar atendimento médico?
A Prefeitura de Caraguatatuba orienta as pessoas que apresentam qualquer sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) a procurarem atendimento já nos primeiros sintomas. Elas devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Covid que está localizada no Jardim Primavera.
As autoridades de saúde destacam a preocupação com a demora em que as pessoas têm de procurar atendimento. Para esses profissionais, muitas pessoas deixam o quadro da doença evoluir e acabam procurando o sistema de saúde em um estágio muito avançado.
A orientação é para todos os pacientes, principalmente os idosos, já que eles pertencem ao grupo de risco. No local, os idosos passam por consulta, realizam a tomografia e o teste rápido.