O atleta de Caraguatatuba Richard Gomes, 16 anos, alcançou o 1° lugar no ranking mundial Junior da Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT), nesta quarta-feira (3). A colocação foi definida após a sua vitória no Credlar São Vicente Open de Beach Tennis, onde foi destaque.
O campeonato, que foi realizado na última semana de janeiro de 2021 em São Vicente, na Baixada Santista, reuniu atletas de várias cidades diferentes, mas em todas as categorias apenas alguns alcançaram o pódio. Nesta lista, a cidade de Caraguatatuba recebeu notoriedade na categoria masculina sub 16.
O atleta responsável por essa conquista e por levar o ouro para casa, Richard Gomes contou que está feliz e orgulhoso. Sua coleção de medalhas e troféus agora tem mais uma vitória.
Mas essa conquista só foi possível após anos de dedicação e paixão pelo Beach Tennis. “Eu nunca tinha praticado nenhum esporte com raquete até receber o convite do professor Mário Arouca e começar a participar do projeto social”, explicou.
Sua história com o esporte começou em 2018, quando estava com 12 anos. Seu sonho sempre foi ser um atleta profissional e viver do esporte. O que pode parecer impossível para uns se tornou realidade para Richard.
Ele afirmou que apesar das dificuldades, as experiências adquiridas só geraram mais determinação e vontade de seguir em frente.
Por isso, mesmo em tempos da pandemia da Covid-19, ele não abandonou o treinamento, pelo contrário, continuou fortalecendo a musculatura e praticando sozinho para que não perdesse o ritmo.
Todo esse esforço resultou em mais de 50 medalhas e troféus ao longo dos dois anos e sete meses de Beach Tennis. Em cada campeonato ele leva o nome de Caraguatatuba com muito orgulho e procura ser um atleta ainda melhor.
“Hoje faço parte de um projeto social que se chama ‘Adote um Campeão’, em Jundiaí. O projeto é comandado pelo atleta profissional Vitor Sianga. Fiz um teste ano passado com vários meninos do Brasil e fui aprovado junto com outro atleta”, disse.
A partir de então sua carreira decolou. Agora Richard faz parte da categoria profissional e já teve a oportunidade de jogar em vários lugares de São Paulo e até em Porto Alegre (RS).
“Apesar da idade, hoje sou atleta profissional e vivo do Beach Tennis. Tenho meu patrocínio da Mormaii, um gigante desse universo que tem alavancado demais a minha carreira, além do apoio da Vtennis, Protenista, Nutrisan, Funcional André e Fisioterapia Nubia”, destacou.