Nessa quinta-feira, (1102), a Prefeitura de Caraguatatuba aplica 600 doses da vacina CoronaVac, imunizante contra o novo coronavírus, especificamente para determinados profissionais da área de saúde, que atuam na rede particular do município.
Sete equipes da Secretaria de Saúde aplicam a vacina e outros 17 servidores fazem a triagem. Outras 600 doses serão aplicadas nessa sexta-feira (12/02), para o mesmo segmento.
Podem tomar a vacina, nessa etapa, as seguintes categorias: médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, dentistas, auxiliares ou técnicos em saúde bucal, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos, veterinários. Todos devem apresentar os seguintes documentos: carteira do conselho de classe ativo e comprovante de residência.
A fonoaudióloga, Carla Freire, disse que a vacinação está sendo rápida e organizada. “Cheguei na fila às 7h45 e às 8h37 entrei para tomar a vacina”, contou.
O casal de odontólogos, Rosiany Ribeiro da Silva e Nicésio Pereira, contaram que diminuíram pela metade o atendimento no consultório devido à pandemia do novo coronavírus. “Essa vacina veio para nos tranquilizar para atender novamente nossos pacientes. Para mim, significa alforria”, afirmou Rosiany.
Por pertencer ao grupo de risco, o médico anestesista Antônio de Pádua Santana, 65 anos, está sem atuar desde o início do surto da doença. “Vou retornar às minhas atividades assim que tomar a segunda dose”, contou.
Outro imunizado foi o médico pediatra Brazílio Tasso: “Mês que vem estou de volta para tomar a segunda dose. Agradeço à Prefeitura pelo esquema montado. Foi muito rápido, desde a conferência dos documentos, até a aplicação”.
A vacinação ocorre na EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, a partir das 8h, até que as 600 senhas sejam encerradas.
Para facilitar a agilização do processo, os interessados devem imprimir e preencher o formulário de vacinação contra a Covid-19, disponível na página https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2021/02/formulario-profissionais-de-saude/ e apresentar na entrada do local de vacinação. É obrigatória ainda a apresentação de comprovante de endereço no nome da pessoa e registro ativo no conselho de classe.
Até o momento, a Prefeitura de Caraguatatuba vacinou 2.472 profissionais de saúde e 255 idosos com mais de 90 anos e 196 idosos que moram em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), totalizando 2.923 pessoas.
É importante ressaltar que o andamento da vacinação depende da quantidade de doses recebidas pelo município do governo estadual.