Exposição Individual Márcio Pannunzio – Xilogravuras é destaque na Caixa Cultural em São Paulo
O artista Mário Pannuzio, morador de Ilhabela, expõe sua arte na Caixa Cultural em São Paulo com a mostra Individual Márcio Pannunzio – Xilogravuras, até o dia 9 de dezembro. No último fim de semana houve o lançamento do catálogo da exposição, com 120 páginas e três textos de apresentação crítica assinados por João Vergílio Gallerani Cuter, Paulo Klein e Paulo Cheida Sans, além de setenta fotos de obras expostas. O encarte está sendo distribuído gratuitamente aos visitantes.
A mostra está causando bastante impacto devido à natureza do material apresentado. São imagens criadas empregando a pouco conhecida e praticada técnica da xilografia de topo, técnica essa que cobra do artista grande concentração e virtuosismo.
As pequenas xilos de Pannunzio agregam valor renovado à linguagem contemporânea da gravura brasileira ao incorporarem temáticas incômodas e chocantes exploradas em formatos preciosistas, delicados e repletos de detalhes, exigindo do observador, uma postura atenta e paciente.
Complementando a mostra, também estão em exibição gravuras em relevo de maiores dimensões, usando como matrizes materiais sintéticos, gravuras calcográficas, monotipias, desenhos e digigrafias, possibilitando ao visitante uma imersão nas principais técnicas de produção gráfica e no universo plástico intrincado e perturbador de Márcio Pannunzio. Vitrines expositoras contendo materiais de gravação e impressão dispostas no meio da galeria, ajudam o público a entender o processo de criação das gavuras.
A arte de Pannunzio, a par de sua feição estética burilada com rigor, precisão e requinte é eminentemente crítica. Nas palavras do crítico e curador Paulo Klein: “os jogos de poder, o assédio, a promiscuidade e a banalização sexual são motes recorrentes no fabulário de Pannunzio. Em seus labirintos, que refletem a banda podre dos meandros sociais, parece não haver lugar para vacilo, piedade ou para atos gentis, muito menos doçuras ao pé do ouvido. Suas imagens corrosivas desnudam o homem contemporâneo de forma crua e impiedosa.”
A exposição possui entrada gratuita e patrocínio da Caixa Econômica Federal. O espaço Caixa Cultural São Paulo fica na Praça da Sé, 111 no centro de São Paulo. Mais informações (11) 3321.4400.
SERVIÇO: Quem é o artista? Márcio Pannunzio ( www.marciopan.art.br) – Conheça o catálogo acessando o link catálogo Márcio Pannunzio – Xilogravuras – Visitação: até 9 de dezembro de 2012. – Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h – Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP – Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: ( 11 ) 3321.4400. – acesso para pessoas com necessidades especiais – entrada: franca – Classificação: 16 anos – patrocínio: Caixa Econômica Federal