Conheça as trilhas da região que unem contato único com a natureza e história
1 – Trilha do Tropeiro – no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, o destaque fica por conta da Trilha do Tropeiro, que foi bastante utilizada pelas tropas de muares durante os ciclos do café, açúcar e do ouro e também como rota clandestina para tráfico de escravos. Ainda hoje, é possível encontrar vestígios dessa época, como muros de pedras do século XIX feitos para segurar as encostas e fornos para produção de carvão. Outros atrativos que podem ser contemplados durante o percurso são as belezas naturais, como jequitibás com mais de 300 anos, corredeiras e a possibilidade de observar avifauna de espécies raras. Serviço: Para mais informações e agendamentos, ligue: (12)3882-5999 , das 14 às 17h. O Parque Estadual da Serra do Mar fica na Rua do Horto Florestal, 1200, no Rio do Ouro.
2 – Sítio Arqueológico São Francisco – o mais importante sítio arqueológico do Parque Estadual da Serra do Mar fica no núcleo São Sebastião. Oferece ao visitante, aproximadamente 3 km quadrados de ruínas de aquedutos, terraços, fornos e oratórios, de mais de 200 anos de história de um engenho que era, na verdade, uma fazenda de escravos. Acesso somente por trilha. Nível de dificuldade médio, em um passeio de duas horas de duração. O PESM – Núcleo São Sebastião conta com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Informações Turísticas, que realiza o agendamento das trilhas e disponibiliza guias. Os interessados devem ligar para (12)3865-4335 ou (12)3892-2620 . O e-mail: pesm.saosebatiao@fflorestal.sp.gov.br.
3 – Trilha Histórico-cultural – este roteiro tem o diferencial de ser guiado por pessoas que nasceram viveram na Ilha Anchieta até a rebelião de 1955 e que, portanto, presenciaram o último período de funcionamento do Presídio. São os “Filhos da Ilha” que conduzem grupos de visitantes em caminhadas leves com aproximadamente uma hora de duração. Neste Roteiro, o público visitante tem a oportunidade de conhecer esse importante período da história brasileira ocorrido na Ilha Anchieta, por meio dos relatos das pessoas que vivenciaram os fatos. Outra trilha, a do Saco Grande, passa pelas Ruínas do Quartel e da Vila Militar, palcos da rebelião dos presos em 1952. É possível avistar pequenos mamíferos da fauna introduzida e espécies de pássaros silvestres. Termina no costão rochoso, com vista para o mar aberto. Serviço: Para ter acesso ao PEIA, é preciso pagar uma taxa de R$ 12. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores. O valor das trilhas não está incluso nesta taxa. Para agendar os roteiros oferecidos. Mais informações: (12) 3832-1397 .
Confira algumas dicas de preservação simples, que você pode colocar em prática a partir de hoje:
1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é proibida!
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo em podas!
3. Respeite os períodos de proibição da pesca, e evite o consumo das espécies protegidas durante o mesmo período;
4. Não estimule o comércio ilegal de espécies silvestres, não compre, nem mantenha animais deste tipo em sua casa;
5. Não jogue óleos vegetais e lubrificantes na sua rede de esgoto;
6. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro;
7. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo;
8. Recicle ou reaproveite tudo o que puder;
9. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitado ou reciclado;
10. Não desperdice água. Esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para lavar calçadas.
Fonte: jornalistadiplomado.wordpress.com
Fotos: Divulgação/ PMC , Milton Fagundes/ PMSS , Milton Fagundes/ PMSS.