A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), continua realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Nesta semana, uma equipe de agentes do controle de dengue foi enviada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ao Perequê-Mirim, região sul, para a aplicação do inseticida, através da nebulização, capaz de eliminar o mosquito em sua fase adulta.
É importante ressaltar que, embora o inseticida (SciELO) utilizado pelo CCZ seja considerado muito seguro, os profissionais realizam o serviço aparamentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) de segurança necessários para a aplicação desse inseticida.
O CCZ também encaminhou outra equipe para o bairro Martim de Sá, região central, da cidade. Lá, os agentes realizam o bloqueio mecânico de um caso suspeito de dengue.
Assim como a nebulização, o bloqueio mecânico é eficaz contra o Aedes. Esse tipo de atividade inclui a eliminação de criadouros com a remoção, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais para prevenir o acúmulo de água em recipientes.
É importante ressaltar que os agentes do CCZ seguem os protocolos de segurança e as medidas contra o coronavírus (Covid-19), como o uso de máscaras e o distanciamento entre eles e o morador.
Além do Perequê-Mirim, a Prefeitura já realizou a nebulização nos bairros: Praia das Palmeiras, Jetuba e Pontal Santamarina. Ambos registraram casos positivos de dengue.
Casos de dengue
Segundo a Vigilância Epidemiológica da Sesau, Caraguatatuba registrou até esta terça-feira (16) quatro casos de dengue. Outros 16 casos ainda aguardam resultado.