Os dez postos de vacinação, instalados em unidades de saúde e escolares de Caraguatatuba, começaram a receber os primeiros idosos agendados, através do ‘Vacina Caraguá’, para serem imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Nesta quinta-feira (15), 440 idosos estão agendados para receber a vacina.
Seu Geraldo dos Santos, de 70 anos, é morador do Cantagalo e foi o primeiro da UBS Sumaré a receber a vacina, pelo ‘Vacina Caraguá’.
O aposentado contou que, como não tem facilidade com o mundo digital, a neta foi a responsável por fazer o cadastro. “Assim que ela ficou sabendo fez o meu cadastro; fez o procedimento certinho e colocou lá, aqueles documentos necessários”.
Segundo ele, o agendamento aconteceu de maneira muito rápida e fácil. E que, na opinião dele, isso vai evitar que as pessoas tenham que esperar a vacina em filas.
Ansioso, seu Geraldo disse que não aguentava mais esperar a sua vez. “A gente precisa se livrar logo dessa pandemia, por isso queria ser vacinado logo. A vacina é nossa única esperança”, ressaltou.
Quem esteve acompanhando a primeira vacinação da unidade foi o prefeito Aguilar Junior. Ele estava acompanhado pelo secretário de saúde Gustavo Boher e pela equipe de imunização da Vigilância Epidemiológica.
O prefeito garantiu que o ‘Vacina Caraguá’ é uma ferramenta para “facilitar o desenvolvimento da campanha contra a Covid-19 e evitar que haja filas e aglomerações nos locais de vacinação”.
Conforme cronograma do governo estadual, já podem vacinar-se contra a Covid-19 os idosos com idades acima de 67 anos. A vacinação só será realizada mediante ao cadastrado no ‘Vacina Caraguá’ do aplicativo da Central ‘156’ da Prefeitura de Caraguatatuba. É o próprio sistema que faz o agendamento do idoso.
A Secretaria de Saúde informou que o andamento da vacinação contra a Covid-19 depende da disponibilidade de doses, que são enviadas pelo Estado.