A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba (Sesau) tem registrado pouca adesão à Campanha de Vacinação contra a gripe (H1N1) por parte das pessoas que pertencem aos grupos prioritários.
Segundo dados levantados pela Vigilância Epidemiológica da Sesau, 6.831 pessoas foram imunizadas, o que representa apenas 17% do público alvo estimado. Ao todo, 38.128 pertencem aos grupos prioritários da campanha.
Ao todo, a Sesau vacinou 4.153 crianças (42%); 903 profissionais de saúde (20,5%); 398 gestantes (30,9%); 53 puérperas (25,1%); 1.045 idosos (5%); 1.045 professores (17,7%).
Para a Vigilância, o baixo número está relacionado à Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e que, preocupadas com a doença, as pessoas acabam se esquecendo de que também é importante estar imunizado contra a gripe.
A Sesau orienta essas pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que sejam vacinadas.
A campanha de imunização contra a gripe está sendo realizada aos sábados nas UBSs, com exceção da unidade Tabatinga, das 8h às 17h.
Quem pode receber a vacina contra a gripe?
Idosos (com mais de 60 anos), professores da rede pública e privada (nível básico, médio/técnico e superior), crianças (maiores de seis meses a menores de seis anos), gestantes, puérperas (com 45 dias pós-parto) e trabalhadores da saúde.
Para receber a vacina, o professor e o trabalhador da saúde deve apresentar um comprovante de trabalho, como holerite, carteira de trabalho ou crachá. Já o idoso precisa estar munido de um do RG ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
É importante ressaltar que o idoso, professor e trabalhador da saúde vacinado contra a Covid-19 nos últimos 15 dias não será imunizado contra a gripe. A Secretaria de Saúde do Estado contraindica a aplicação das duas doses (H1N1 e Covid-19) simultaneamente.
Dessa maneira, a Sesau recomenda a apresentação do ‘Cartão de vacinação Covid’ no dia da vacinação, já que o mesmo contém a data da aplicação do imunizante.
Serviço – Confira o endereço de todas as unidades de saúde clicando aqui.