O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) deu início às obras para recuperação da orla e parte da pista da Rodovia Manoel Hipólito do Rego (SP-55), na Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba. O trecho foi afetado por uma forte ressaca ocorrida em meados de abril que levou o calçadão, o acostamento e já ameaça o leito carroçável.
Na semana passada, o prefeito Aguilar Junior e alguns vereadores se reuniram com o superintendente do Departamento, Antônio Moreira Junior, onde foram confirmados os estudos para a obra.
De acordo com o Estado, o investimento será de R$ 9 milhões e a previsão para a conclusão é de seis meses. As obras vão corrigir as erosões causadas pelas ondas marítimas no trecho de Caraguatatuba.
“Estamos fazendo um mapeamento das obras prioritárias no Estado de São Paulo, e esta, na rodovia Manoel Hipólito do Rego, é importante para melhorar a vida das pessoas, dar mais segurança aos motoristas e beneficiar a logística no litoral”, afirmou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, pasta a qual o DER está ligada.
As equipes estão em campo fazendo medições necessárias para o diagnóstico minucioso do talude. Após esta fase, o trecho do km 90,3 será todo recuperado. Conforme o DER, a rodovia segue sinalizada e as viaturas da Unidade Básica de Atendimento (UBA) monitoram o tráfego.
O departamento alerta que durante o período das obras, podem ocorrer estreitamento das faixas de rolamento ou operações especiais de tráfego. Por isso, os motoristas deverão estar atentos aos avisos que o DER disponibiliza na rodovia. O telefone de emergências é o 0800 055 5510.
Recuo da pista
A Prefeitura de Caraguatatuba tem um projeto que prevê o recuo das pistas em direção ao continente, formando um S, para evitar a interferência do mar. “É uma obra que tem como meta resolver esse problema permanentemente”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior.
O secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, complementa que existe um projeto aprovado pelo DER, mas ela teria ocorrido antes da intervenção em outro trecho da orla e agora com esse novo incidente é preciso deixar esse trecho mais seguro.
Segundo ele, a obra de recuo da rodovia demandaria, no mínimo, seis meses de execução e abrangeria um trecho de 600 metros. Diante dessa nova erosão, ele antecipa que o projeto pode sofrer adequação.