A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, irá vacinar os profissionais e trabalhadores da saúde, residentes no município, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
A vacinação será realizada no próximo sábado (22), na EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá, a partir das 8h.
Os interessados serão agendados para a vacinação e por isso devem estar cadastrados no ‘Vacina Caraguá’ do aplicativo ‘156 Caraguatatuba’, que está disponível para smartphones – Android e IOS – e pode ser baixado diretamente pelas lojas de aplicativo.
Irão receber a vacina os profissionais que se enquadrem nas determinações do Plano Estadual de Imunização (PEI).
Pelo plano são considerados trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
No dia da vacinação, os profissionais e estudantes deverão apresentar um documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de saúde, como carteira de trabalho, crachá, holerite, ou o registro no Conselho de Classe.
Além disso, será preciso estar munido do RG ou CNH e apresentar um comprovante de residência.
A Secretaria de Saúde ressalta que, por orientação e contraindicação da Secretaria de Saúde do Estado, o profissional que tenha recebido a vacina da influenza (H1N1) nos últimos 15 dias não receberá o imunizante contra a Covid-19 neste momento.
Dessa maneira, a Secretaria recomenda a apresentação da carteirinha de vacinação da influenza no dia da vacinação, já que o mesmo contém a data da aplicação do imunizante.
Profissionais e trabalhadores contemplados pelo PEI
Profissionais trabalhadores e profissionais da saúde – Médicos; enfermeiros; nutricionistas; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos; farmacêuticos; odontólogos; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; médicos veterinários; seus respectivos técnicos e auxiliares; profissionais da educação física que estejam atuando em unidades hospitalares.
Trabalhadores de apoio – Recepcionistas; seguranças; trabalhadores da limpeza; cozinheiros e auxiliares; motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.
Outros profissionais – Incluem-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares: cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
Estudantes da área da saúde – A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Confira o “passo a passo” para o cadastrado no ‘Vacina Caraguá’:
O “passo a passo” deve ser seguido por todos os profissionais contemplados pelo PEI:
- Abra o aplicativo do ‘156’ e clique em ‘Campanha Covid-19’;
- Informe se a campanha é para você mesmo;
- Preencha e confira seus dados;
- No campo ‘Escolha a situação empregatícia do paciente atualmente’, selecione a opção ‘Profissional de Saúde’;
- Confirme a ‘Declaração’ e clique em ‘Avançar’;
- Informe seu endereço;
- Anexo os documentos obrigatórios: foto do RG/CNH/Documento com foto e de um comprovante de residência, e clique em ‘Avançar’;
- Confira os dados e clique em ‘Enviar’.
Pronto! Agora é só aguardar a confirmação da solicitação e o agendamento.