Após dois meses de intervenção na empresa Praiamar Transportes, a Prefeitura de Caraguatatuba já efetuou mudanças significativas no serviço do transporte público para a população. Dentre as principais ações, estão o aprimoramento das linhas na Região Norte, higienização de ônibus, aplicativo de rastreio, aumento da frota e o estudo para as mudanças das linhas da Região Sul da cidade.
A Região Norte já sentiu os efeitos de melhoria no serviço apresentado pela empresa Praiamar há pouco mais de um mês. Antes mesmo das mudanças na região completarem 30 dias, a empresa de transporte público, comandada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, aumentou o número de viagens e passageiros atendidos.
Com o aumento de ônibus nas ruas e o aprimoramento das linhas 302 – Tabatinga, 306 – Tabatinga Via Massaguaçu e 407 – Massaguaçu Via Getuba, a Praiamar atendeu cerca de 83.500 passageiros em 20 dias.
Comparado com o mês antes das mudanças entrarem em vigor, quando o número de passageiros foi de 78.500, o aumento foi de 13% entre maio e abril.
O próximo passo agora são os estudos de aprimoramento de sete linhas da Região Sul, que estarão disponíveis em breve para a população.
Frota
Outro ponto positivo da intervenção foi o aumento de ônibus rodando no município diariamente. Antes da Prefeitura de Caraguatatuba assumir os serviços, a empresa utilizava apenas 33 carros de 45. Agora, o número passou para 43 e dois passam por manutenção.
Para suprir o aumento da utilização da frota, mais 13 motoristas foram contratados em menos de dois meses. Ainda para auxiliar no aumento das viagens diárias, quatro manobristas foram remanejados para motoristas e outros profissionais estão em processo de contratação.
CittaMobi
A Praiamar Transportes trabalha ainda para entregar mais um serviço para os passageiros de Caraguatatuba: a localização em tempo real dos ônibus através do aplicativo móvel CittaMobi.
Atualmente, o sistema está em fase de testes e as equipes da Prefeitura de Caraguatatuba e Praiamar trabalham para aperfeiçoar e adicionar as informações das linhas e ônibus no aplicativo.
Dentro das próximas semanas, as pessoas que utilizam do transporte público na cidade de Caraguatatuba, poderão descobrir em qual local seu ônibus se encontra. Facilitando o trajeto, diminuindo o tempo e aumentando o conforto.
Higienização
A frota completa da Praiamar passou por processos de higienização e sanitização, visando controle de pragas e reduzindo o contágio por COVID-19 nos ônibus, medida essa que não estava sendo cumprida pela empresa antes da intervenção.
A Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão utilizam da intervenção na Praiamar Transportes para encontrar possíveis irregularidades cometidas pela empresa, além do serviço prestado que não estava sendo de qualidade para a população.
Caso algo seja encontrado, Administração poderá entrar com o pedido de caducidade do contrato e uma nova licitação será aberta para o transporte público em Caraguatatuba.