PESM Caraguá e comunidade promovem 3ª edição do “Natal pela Paz”
Ação é realizada desde 2010 e tem objetivo de levar população para dentro da unidade de conservação
Funcionários do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, por meio de seu programa de interação socioambiental, em parceria com a Associação de Monitores Ambientais de Caraguatatuba (Amac) “Manacá” e demais voluntários deram início ao evento “Natal pela Paz”, destinado à comunidade do entorno do bairro Rio do Ouro, onde fica a sede da unidade. “Para conseguirmos realizar o evento, pedimos a colaboração para a doação de brinquedos, refrigerante e mantimentos para fazer bolo e lanche para as crianças. Os interessados em oferecer atividades culturais e artísticas também são bem-vindos”, conta Diego Cardoso, monitor ambiental. As doações poderão ser encaminhadas até o dia 21 de dezembro, um dia antes do evento, que ocorrerá em um sábado, das 13h às 17h, na sede administrativa do parque.
Será a 3ª edição do “Natal pela paz”, idealizado pela monitora ambiental Márcia Amaral, moradora da região que fica em torno do parque e que atuou na unidade de conservação por quatro anos. “A iniciativa nasceu para encerrarmos um ano de atividades ligadas à educação e sensibilização da comunidade do Rio do Ouro. Eu já tinha um trabalho iniciado na associação de moradores do bairro, voltado para adolescentes em situação de vulnerabilidade social e também para as crianças, no sentido de levá-las para desenvolver atividades de ecoturismo dentro do parque, e assim afasta-las da violência. Quando entrei no parque, onde trabalhei por quatro anos, esse trabalho foi intensificado. Hoje, muitos moradores são cadastrados no parque e o visitam com frequência. O ‘Natal pela Paz’ nasceu para expormos os resultados deste trabalho, sendo mais uma oportunidade para diminuir a distância entre a unidade de conservação e a comunidade do entorno”, conta Márcia.
Para Diego Cardoso, a realização de atividades como trilhas e palestras com a comunidade, trazendo escolas e alunos para dentro do parque, contribui para o desenvolvimento de uma consciência ambiental que culmina com a preservação da própria unidade de conservação e a utilização do local para atividades ligadas ao lazer e ao ecoturismo. “As crianças, neste contexto, têm uma função fundamental, uma vez que, além de estarem mais acessíveis a esse conhecimento, mobilizam também suas famílias, sendo agentes transformadores de sua comunidade”.
Serviço
Para quem puder colaborar o endereço para doação é a sede do nosso Núcleo: rua do Horto Florestal 1.200 – Rio do Ouro Caraguatatuba (Ponto final do ônibus Centro – Rio do Ouro). Mais informações: (12) 3882-3166 ou 3882-5999. E-mail: nucleocaragua@hotmail.com.br, ou guiaflorestal@hotmail.com. (C.L.)
Foto: Divulgação/ FF