O curso NR11 Operação de Empilhadeira, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba em parceria com o Senai São José dos Campos/Escola Santos Dumjont, teve aula teórica ontem (14) e a primeira aula prática, hoje (15), sempre das 8h às 17h. As práxis vão até a próxima sexta-feira (17), perfazendo 40 horas/aula.
A capacitação tem por objetivo desenvolver capacidades para operar empilhadeira seguindo procedimentos, normas e legislação técnica, de segurança, saúde e do meio ambiente.
Um dos alunos, Bruno Camargo da Costa, 33 anos, que já trabalha no setor de carga e descarga, numa empresa de distribuição de bebidas, disse que o aperfeiçoamento abrirá portas dentro da firma.
“Quero crescer no ambiente de trabalho, ter uma nova função. Hoje faço serviço braçal e posso passar a realizar outras atividades com esse curso. Até o momento, as aulas superaram minhas expectativas. O professor é nota 10 e se houver mais cursos, com certeza, farei minha inscrição”, afirmou.
O colega, Alan Fernando Oliveira de Almeida, 43 anos, desempregado, vê as aulas como oportunidade de voltar ao mercado. “Sou motorista e gosto muito dessa função e quero voltar a trabalhar. Parabéns, à Prefeitura e ao Fundo Social, pela iniciativa. O professor é ótimo, porque transmite o conhecimento de forma clara e paciente. Estou muito grato de ter sido sorteado para participar dessa atividade”, afirmou.
Há 12 anos ministrando esse workshop, o professor Robson Rosado, explicou que para ser um bom condutor de empilhadeira é necessário atenção com as normas de segurança da empresa, cuidado com o meio ambiente e ser organizado. “Esse é o perfil mínimo exigido pelos empregadores. Outra regra básica é inspecionar sempre o equipamento para mantê-lo em boas condições, evitando riscos de acidentes durante a operação”, pontuou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba a importância da qualificação profissional com foco na retomada. “Voltar a planejar, com cautela e muito cuidado, as atividades de qualificação profissional dos munícipes é parte da retomada econômica de Caraguatatuba e renova nossas forças para termos uma cidade cada vez mais forte e próspera”, destacou.
As aulas práticas estão sendo realizadas na Litoral Pisos, no bairro Jardim Britânia, que cedeu uma empilhadeira e espaço para as atividades.
Nova Turma
O Fundo Social de Solidariedade informa que para esse curso houve 113 inscritos para 12 vagas oferecidas. A escolha dos candidatos foi por sorteio.
Devido ao grande sucesso, outras 12 pessoas serão sorteadas para uma nova turma que será iniciada no dia 28 de julho.
Para realizar essas duas capacitações profissionais, totalmente gratuitas ao publico, a Prefeitura de Caraguatatuba investiu R$7.544,00, em cada turma.
Para participar do curso é necessário ter idade mínima 18 anos, nível Fundamental Completo, possuir Carteira Nacional de Habilitação B, C, D ou E.