O presidente da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, é um dos participantes do Seminário de Boas Práticas em Proteção organizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).
O órgão federal está desenvolvendo o “Projeto Elos”, cujo objetivo é realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).
A partir desse diagnóstico será possível elaborar uma proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.
O Projeto Elos está sendo desenvolvido no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 – Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A sua implementação se dá por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Para Campos Junior, participar desse seminário é importante pois vendo a realidade de vários municípios, percebe-se que Caraguatatuba está na direção correta. “A vontade do prefeito Aguilar Junior, expressa por meio do Plano de Governo, está perfeitamente alinhado com as novas tecnologias e tendências da Defesa Civil, que é gestão de riscos e desastres por meio da qualificação e capacitação de seus componentes”.
De acordo com a organização do seminário, as capacidades e necessidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil estão sendo pesquisadas pelo ‘Projeto Elos’ nos eixos ‘Estruturação’, ‘Capacitação’ e ‘Governança’.
O seminário ainda visa a troca de ideias e experiências entre defesas civis, núcleos comunitários de proteção e defesa civil, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, voluntários, setor privado, entre outros atores e interessados em debater estratégias para fortalecer a implementação da PNPDEC nos municípios brasileiros.
Entre os palestrantes estão Osvaldo Luiz Leal de Moraes, diretor do Cemaden;
Alexandre Lucas Alves, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil; Christiane Ferreira/Defesa Civil de Belém-PA, que aborda os Desafios de estruturação
da Defesa Civil; Sidnei Furtado/Defesa Civil de Campinas, que fala sobre o desafio da capacitação e profissionalização; Walter Nyakas/Defesa Civil do Estado de São
Paulo, tratando sobre Ação de Aparelhamento; Keila Ferreira/Defesa Civil de Recife-PE, falando do Programa Parceria: o impacto da participação social para mitigação de risco na cidade do Recife.
Também fazem parte da bancada de palestrantes Isaque do Nascimento/Defesa Civil de Corumbá-MS, que aborda a Formulação de Planos de Contingência; Ricardo Matos/NUPED-UFRN, que trata da Atuação da Universidade na elaboração do plano
de contingência do município de Natal, entre outros.