Cetesb anuncia melhor qualidade das praias paulistas em 2012
Cetesb anuncia melhor qualidade das praias paulistas em 2012
Thereza Felipelli
Esta é uma boa notícia para quem quer aproveitar as praias do Litoral Norte neste verão. A Cetesb acaba de antecipar a divulgação do seu relatório anual de qualidade, normalmente disponibilizado no mês de março, e a maioria das praias paulistas apresenta melhora das condições de balneabilidade este ano em relação ao ano passado.
Na região, a melhora foi constatada nas quatro cidades – São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba – nas quais as praias próprias o ano todo passaram de 36% para 51%, com aumento das praias ótimas de 5% para 18%. Houve ainda a redução das praias regulares e ruins de 17% para 9%.
Em todo o Estado, a porcentagem de praias com as águas próprias o ano todo passou de 23% para 34%, com aumento de praias ótimas de 3% para 11% e redução das praias péssimas de 14% para 6%.
Caraguá
Este ano, sete das 15 praias analisadas ficaram próprias para banho. Nos anos de 2011 e 2012, as praias que estiveram apropriadas durante todo o ano na cidade foram: Massaguaçú, Capricórnio e Lagoa Azul. A praia de Mocoóca foi a que mais evoluiu de um ano para o outro: passou este ano todo com bandeira verde e três vezes imprópria no ano passado. Em 2011, a Prainha, que ficou imprópria 10 vezes este ano, também foi mal classificada.
Ao longo de 2012, a praia do Indaiá foi a que passou mais tempo imprópria: 17 semanas. Em 2011, a praia também foi a campeã das impróprias, tendo ficado 25 vezes com bandeira vermelha, empatada com a praia do Tabatinga (250 metros do Rio de mesmo nome).
São Sebastião
Em São Sebastião, não tiveram nenhuma bandeira vermelha em 2011 e 2012 as praias Una, Engenho, Jureia, Baleia, Camburizinho e Guaecá, todas na Costa Sul. Evoluíram em 2012 tendo ficado o ano todo com bandeira verde as praias Preta, Juqueí, Boracéia, Maresias, Paúba, Santiago, Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno, que ficaram algumas vezes impróprias no ano passado.
A praia do São Francisco, na Região Central, ficou 24 semanas imprópria ao longo deste ano. No ano anterior a praia também foi a vencedora: foram 26 vezes imprópria. Em 2011, também foram mal classificadas Pontal da Cruz, Prainha e Sahy, que já ficaram bastante “vermelhas” este ano.
Ilhabela
Em Ilhabela, estiveram próprias durante todo o ano as praias do Sino (norte), e do Julião, Grande e Curral (sul). Foram 15 praias avaliadas.
As praias com maiores porcentagens de impropriedade durante 2011 foram Viana e Itaguaçú. Armação e Siriúba estiveram impróprias mais de 20% do tempo. Todas as outras permaneceram próprias mais de 80% do ano.
Ubatuba
Em Ubatuba, permaneceram verdes em 2011 e 2012 as praias Domingos Dias, Dura, Lagoinha, Sapê, Pulso, Sununga, Toninhas, Grande, Vermelha, Tenório, Vermelha do Norte, Félix e Itamambuca. Maranduba, que ficou própria ao longo de todo o último ano, ficou imprópria uma vez no ano anterior. Picinguaba também evoluiu neste ano, que passou inteiro “verde”. Em 2011, essaa praia ficou imprópria cinco vezes.
A maioria das praias da cidade permanecem Próprias grande parte do ano de 2012, ano em que a praia do Perequê-Mirim ficou imprópria 23 semanas; em 2011, foram 31 vezes, quando só perdeu para a praia do Itaguá, que ficou imprópria 36 vezes ano passado.
Onda Limpa
De acordo com a Cetesb, os melhores índices registrados em 2012 se devem, provavelmente, aos investimentos feitos em saneamento, através do programa “Onda Limpa”, da Sabesp. Além disso, os baixos índices de chuvas observados no segundo semestre, de agosto a outubro último, tiveram reflexos favoráveis nos índices de balneabilidade.
Lançado em 2007, o Programa Onda Limpa tem como objetivo despoluir as praias da Baixada Santista e do Litoral Norte de São Paulo. Entre as obras realizadas, estão a construção de estações de tratamento de esgotos, de redes coletoras e de toda infraestrutura necessária para ampliar a coleta e tratamento de esgotos nas regiões.
Próprias x Impróprias
Em consulta feita ontem no site da Cetesb, somente Ubatuba e Caraguatatuba continuam com todas as praias próprias para banho. Em São Sebastião, continuam impróprias Prainha (Costa Norte) e São Francisco (Região Central). Ilhabela tem novamente as mesmas quatro impróprias: Armação (Norte), Itaguaçú e Itaquanduba (Região Central) e Portinho (Sul).
Foto: Jorge Mesquita/IL