O ambulatório de feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba promove uma ação para avaliar a sensibilidade dos pés de pacientes com diabetes.
A ação faz parte do programa ‘Pés Saudáveis’ do ambulatório. O objetivo é sensibilizar as pessoas e reforçar que elas precisam ter o auto cuidado e fazer uma avaliação dos pés, além de proporcionar a diminuição do número de amputações por causa da doença.
O ambulatório, que trata de toda e qualquer ferida, recebe pacientes que são diabéticos. Eles representam cerca de 70% dos atendimentos e muitos pacientes chegam amputados ou estão prestes a amputar um membro. Na maioria das vezes é o pé.
Para realizar o teste, o paciente precisa ser sabidamente diabético há mais de 10 anos. A enfermeira e coordenadora do ambulatório, Isa Carla Zanarino, ressalta que o ambulatório também ira realizar o teste em pessoas que possuem a doença há menos tempo, entre quatro e cinco anos, por exemplo.
Ela explica que “todas são atendidas, mas quando elas já têm mais de 10 anos com a doença é muito provável que tenham desenvolvido a neuropatia diabética, uma das complicações da diabetes e faz com que o pé fique insensível”.
No teste, a pessoa será informada se o pé está insensível ou não. Caso seja constatada a insensibilidade, o diabético irá iniciar o acompanhamento no ambulatório para que seja feita a prevenção.
Além do teste de sensibilidade, o ambulatório irá realizar o exame de índice tornozelo-braquial (ITB). Ele mostrar se o paciente tem chances de desenvolver alguma ferida que leve a amputação.
A coordenadora reforça que todo e qualquer paciente diabético há mais de 10 anos, ou menos, pode fazer os teste e o exame.
Os interessados podem procurar o CEM, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, para que seja agendado um horário com a equipe responsável pelo teste. Se preferir, o paciente poderá procurar a unidade de saúde de referência para que seja feito o agendamento por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
A avaliação é feita em aproximadamente 40 minutos, por isso é necessário o agendamento. O resultado dos exames sai na hora, e mesmo que a insensibilidade não seja constatada, o paciente será inserido no programa do pré-diabético para receber o acompanhamento da equipe do ambulatório de feridas.
Serviço: O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera. O telefone é o (12) 3886-1200.