Nesta sexta-feira (30), cerca de 30 alunos participaram das aulas práticas dos cursos de NR11 Operação de Empilhadeira e de Pequenos Reparos em Edificações – elétrica, todos ministrados pelo Senai e ofertados pelo Fundo Social de Caraguatatuba.
O curso de Pequenos Reparos em Edificações – parte elétrica começou no início do mês de julho na Regional Sul, do bairro Porto Novo. Segundo o professor Domingos Sávio Faria, o aluno sairá capacitado em realizar toda instalação elétrica de residências. “Na aula de hoje estamos desenvolvendo a instalação de circuitos alternados e o acionamento de lâmpadas fluorescentes”, explicou.
Para o aluno Wesley Santana é uma boa oportunidade para adquirir experiências e futuramente fazer o curso técnico de elétrica e disputar o mercado de trabalho mais capacitado.
Já a qualificação de Empilhadeira é a segunda vez que ocorre neste ano. Devido ao alto número de inscritos na primeira vez, foi aberta uma nova oportunidade para atender mais pessoas. A escolha dos candidatos foi feita por sorteio.
O professor Robson Rosado, há 12 anos ministra essas aulas. Segundo ele, para ser um bom condutor de empilhadeira é necessário atenção com as normas de segurança da empresa, cuidado com o meio ambiente e ser organizado. “Esse é o perfil mínimo exigido pelos empregadores”, destacou.
Para Cristiano Vicente de Araújo, que está desempregado e vive de bicos para sustentar a família, o curso é uma esperança de recolocação no mercado de trabalho e um crescimento profissional. “Obrigado a todos os envolvidos pela oportunidade, que é uma novidade na região”, disse.
As aulas práticas estão sendo realizadas na empresa Litoral Pisos, no bairro Jardim Britânia, que cedeu os equipamentos e espaço para as atividades.