Os servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba foram surpreendidos por um feminicídio envolvendo uma funcionária e outro colega de trabalho no dia 15 de julho. O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST), da Secretaria de Administração, realizou ação de acolhimento e assistência direta aos servidores nos dias 16, 20 e 30 de julho para amenizar os efeitos negativos da tragédia no CCZ.
Preocupado com o luto coletivo no setor e os efeitos nocivos na saúde mental dos colegas de profissão dos envolvidos no caso, o prefeito Aguilar Junior solicitou ao Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho que designasse a psicóloga e a assistente social do setor para uma ação com esses servidores com o objetivo de fortalecer as relações interpessoais e amenizar o impacto negativo do acontecimento.
As técnicas do DMST, Giseli Aparecida Prando (psicóloga) e Maria Hilma Aguilar Barra (assistente social), falaram sobre como prevenir os desdobramentos emocionais do luto coletivo no ambiente de trabalho e na saúde dos profissionais. “É preciso ficar atento às questões surgidas com a presença do luto, identificá-las para não se tornarem uma patologia. O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho também atua na prevenção de doenças ocupacionais, além de tratar o alcoolismo e dependência química, no Programa de Valorização e Assistência ao Servidor – Álcool e Drogas, o PROVAS/AD. Pensando nisso, a Prefeitura de Caraguatatuba vem ampliando sua política de cuidados com os funcionários no ambiente de trabalho”, destacam.
O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho fica na Rua Major Ayres, 221, no Centro. O horário de atendimento é das 9h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8153 ou pelo e-mail medicina@caraguatutatuba.sp.gov.br.
PROVAS/AD
Ciente dos efeitos prejudiciais do alcoolismo e da dependência química na vida social e profissional do funcionário, o prefeito Aguilar Junior dá total apoio ao Programa de Valorização e Assistência ao Servidor – Álcool e Drogas (PROVAS/AD).
O programa tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química de forma sigilosa, com o auxílio de uma comissão multidisciplinar.
O PROVAS/AD tem duração variável, podendo ser de até 24 meses ou períodos ainda maiores em casos específicos, onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico. O programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 e aprimorado pelo Decreto Municipal 877/2018.
A Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP) reúne técnicos de diversas áreas como segurança do trabalho, serviço social, psicologia e medicina, além do presidente e o vice-presidente, indicados pela Secretaria de Administração.