O serviço de acolhimento provisório para população adulta em situação de rua continua sendo realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. A ação iniciou no dia 28 de julho e cerca de 90 pessoas já foram abordadas.
Até o momento, o abrigo conta com 15 pessoas em acolhimento. O serviço de abordagem foi intensificado devido à época de frio intenso e, assim, proporcionar a segurança da saúde deste público, em um local adequado para convivência.
No abrigo é realizado um trabalho de convencimento para que esta população saia da condição de vulnerabilidade e busque pela mudança de vida. As equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde, junto com o Posto de Atendimento ao Trabalhador têm trabalhado ativamente com diversos serviços.
Das quase 90 pessoas abordadas, 33 foram vacinadas contra Covid-19, 32 fizeram registro no Cadastro Único para obter benefícios sociais, sete Carteiras de Trabalho foram confeccionadas, oito currículos elaborados, 19 pessoas fizeram foto 3×4 para ter direito aos documentos pessoais e 14 passaram pela ação de corte de cabelo, com apoio de um grupo de cabeleireiras voluntárias.
Também foi feito trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, sendo 11 pessoas com retorno à cidade de origem. Além de 22 encaminhamentos para instituições de tratamento de álcool e drogas. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.
Outro atendimento que a Prefeitura tem se dedicado é a reinserção no mercado de trabalho. O PAT tem feito um trabalho de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego. Atualmente uma pessoa foi empregada na cidade.
O prefeito Aguilar agradece ao comerciante ‘Marquinhos’ do restaurante Kintal pela oportunidade ofertada. “Além do acolhimento, conseguimos reinserir algumas pessoas na sociedade, o que me enche de esperança. Uma porta aberta, às vezes é tudo o que uma pessoa precisa para recomeçar a sua vida. A atitude do Marquinhos tem que ser levada como exemplo”, disse.
Solidariedade
O Fundo Social de Caraguatatuba ainda conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas. Foram repassadas 1.200 peças para as pessoas acolhidas, desde o início da ação.
As doações podem ser realizadas na sede do Fundo Social, na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, atendimento das 8h às 14h.