Pesquisa realizada pelo Instituto Orbis, a pedido da TV Record Vale e Litoral e Associação Comercial e Empresarial, mostra o grau de satisfação dos moradores de Caraguatatuba em relação aos serviços públicos. A avaliação foi feita nos dias 2 e 3 de agosto, por meio de uma Unidade de Resposta Audível (URA) e foram entrevistadas mil pessoas. A margem de erro da pesquisa é de 3,1%, com 95% de confiança.
Na questão sobre como avalia a coleta de lixo no município, 40,8% apontaram como ótimo, 37% como bom e 16,9% como regular. As mulheres (45,8%) foram as que tiveram a melhor percepção de uma coleta excelente, enquanto 41,4% dos homens apontaram como boa.
Questionados sobre o nível de satisfação geral com a cidade onde mora, a maioria (20,9%) deu a pontuação máxima de 10, 15,7% nota 8 e 13,8% nota 5. Neste quesito, as mulheres também se mostram mais satisfeitas, com 21,6% da nota máxima, e os homens representaram 19,9%.
Em relação à saúde, 37% dos entrevistados consideram bom, 30,1% regular e 16,5% ótimo, sendo que 87% disseram que já foi atendido pelo serviço público, sendo que desses, 88,2% tem renda entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, 87,6% recebe até R$ 1.045 e 86,8% ganha entre R$ 1.045 e R$ 2 mil.
Para 37,8% dos entrevistados, o ensino municipal é regular, enquanto, 36,9% acha bom, o que caracteriza um empate técnico.
Quando se trata de zeladoria com a limpeza e conservação de prédios públicos, praças, jardins, entre outras instalações, 37,1% consideram boa e 30% regular.
Ao se falar de segurança, em uma escala de 1(totalmente inseguro) a 5 (totalmente seguro), a média foi 3, com relativamente seguro. Aqueles que têm a menor renda (R$ 1.045) se sentem mais inseguro (36,6%), mas, em contrapartida, 30,1% dessa faixa de renda se considera totalmente seguro.
Em relação aos serviços de segurança, o apontamento de 41,3% foi de regular e 31,1% de bom. Para melhorar a sensação de segurança, 35,9% apontaram necessidade de Guarda Civil Municipal (GCM) e mais rondas, 21% integrar moradores, comerciantes e a GCM em um programa comunitário de segurança e 16,6% câmeras de vigilância em vias públicas.
Em relação à Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Caraguatatuba está com o processo aberto para a implantação. Candidatos já prestaram concurso e agora entregam documentos para análise daqueles que vão para o curso obrigatório antes de irem para as ruas.
“Essa é uma preocupação nossa para ajudar na segurança da nossa cidade. Devido à pandemia, tivemos que paralisar o concurso da GCM. Com o retorno, chegamos à etapa da entrega de documentos e investigação social, que já chega à sua reta final”, explica o prefeito Aguilar Junior.
No quesito mobilidade e transporte público, 39,6% dos entrevistados classificaram como regular, 19,6% como bom e 18,7% como ruim. Dos que responderam como ruim, 40,2% e 39% são mulheres e homens, respectivamente. Para a grande maioria, 56,4%, aumentar o número de ônibus é a solução.
Há quatro meses a Prefeitura de Caraguatatuba fez a intervenção na empresa Praiamar com o objetivo de melhorar os serviços, de forma que já recuperou ônibus que estavam parados, instalou aplicativo para avisar o usuário sobre o tempo de checada do veículo no ponto, entre outras melhorias para o setor.
“Estamos com todos os esforços concentrados para solucionar o problema do transporte público e esse é um compromisso de governo que tenho para com a população”, reforça Aguilar Junior.
Para o setor comercial, 38,5% dos entrevistados acreditam que Caraguatatuba oferece boas condições para que novas empresas, comércios e indústrias se instalem por aqui. Inclusive, 28,8% entendem que a cidade poderia ter mais indústrias para a geração de emprego e 23,9% acham que o turismo é o caminho para o desenvolvimento da cidade.