O Banco de Alimentos de Caraguatatuba já repassou este ano mais de 21,3 toneladas de alimentos às instituições sociais da cidade. O número supera a quantidade total dos anos de 2020 (16,2 toneladas) e 2019 (18,6 toneladas).
O aumento da arrecadação é atribuído à solidariedade da população, neste momento de crise da pandemia.
No início da pandemia aconteceu uma queda alta nas doações, mas o fortalecimento com os parceiros fez com que os números subissem gradativamente e, este ano, superou as expectativas.
O principal objetivo do trabalho do Banco de Alimentos é combater o desperdício, por meio de parcerias com comércios da cidade e contribuir com a redução da insegurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Outro foco é a valorização da agricultura familiar local, captando doações de agricultores da região, firmando parcerias, fomentando a divulgação e interação dos comerciantes.
Os alimentos recebidos são aqueles considerados fora dos padrões de comercialização, mas próprios para o consumo, que depois de triados são distribuídos às entidades que necessitam de auxílio, assegurando o direito básico à alimentação.
Atualmente, o espaço assiste com doação de alimentos 30 entidades sociais e conta com apoio de quatro parceiros fixos, além dos agricultores que doam eventualmente.
O Banco oferece ainda ações de educação nutricional, com cursos e workshops voltados para o estímulo de boas práticas e aproveitamento integral dos alimentos. A previsão é de retornar ainda este ano com as capacitações.
Parcerias
Produtores rurais, varejistas ou atacadistas interessados em realizar doações podem entrar em contato com a equipe do Banco de Alimentos para firmar a parceria, através do telefone 3883-6548, email: bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br ou diretamente no local, na Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287 – Jardim Britânia.