- por William Bilches
Nesse domingo (15), dia dos religiosos, a Diocese de Caraguatatuba homenageou a Irmã Maria Geralda Rezende, de 82 anos, pelas suas bodas de diamante. A celebração, que aconteceu na Paróquia São Sebastião, reuniu familiares e amigos dela da Congregação Irmãs do Bom Pastor, além da comunidade.
“Meu coração está cheio de alegria e gratidão. São 60 anos passados na casa do Senhor, que me chamou, me deu o seu nome ‘Irmã Maria do Coração de Jesus’, que é uma faculdade, um programa de vida”, disse ela em seu discurso de agradecimento.
Natural de Resende Costa, em Minas Gerais, foi aos seis anos de idade que a irmã Geralda sentiu no coração o desejo de se consagrar. A mineira então aceitou seu chamado aos 18 anos e fez seu noviciado no Rio de Janeiro.
A irmã Maria Geralda completou 60 anos de vida religiosa, mas começou seu trabalho na Zona de Prostituição de São Sebastião apenas em 1979. Ela também já atuou na Penitenciaria do Carandiriu e exerceu sua devoção em outros estados como Minas Gerais e no Rio de Janeiro. “A zona é minha vida, meu mar, onde fico nadando e sinto que é minha casa”, declara a irmã Geralda.
Durante a celebração, uma ex-prostituta que encontrou a conversão após ser atendida pela irmã calçou um sapato nela, como um gesto de agradecimento de toda comunidade pelas quatro décadas de serviço e dedicação à obra do Senhor.
“Muitos me ajudaram nessa caminhada. Meus irmãos, minha família, muitas irmãs pelas comunidades por onde eu passei, no Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Ipiranga, São Paulo, Ilha do Governador, Penitenciaria do Carandiru, Penitenciaria Feminina de Tremembé, Zona de Prostituição de Campinas, São Sebastião, Prelasia de São Felix do Araguaia, Alto da Poeira em Goiânia e novamente em São Sebastião, onde os pobres foram e são meus amigos e mesus mestres”, acrescentou.
Na Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Carlos Chacorowski, o pároco da Matriz de São Sebastião, Padre Alessandro Coelho, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Irmã na cidade.
A irmã Maria Geralda emocionou a todos com seu discurso. “ Sai da tua terra, da casa de teus pais e vem para o lugar que eu ei de te mostrar (Gn 12,1). Eu tinha 18 anos quando ouvi isso e ouvi, Senhor. Confiei no seu chamado, e vim com muita alegria servir os passos do Bom Pastor. Hoje minha vida é a própria felicidade. Tu és um Deus fiel. Após 60 anos do meu voto de obediência, eu te encontro a cada passo, cumprindo a tua vontade. No meu voto de pobreza és o meu tesouro. No meu voto de castidade, estou ligada a Ti pelo mais belo amor por toda a eternidade”,
Na Rede Vida
Nesta segunda-feira, 16, a homenagem feita à Irmã Maria Geralda pela Paróquia São Sebastião, vai ao ar no Jornal da Rede Vida, às 18h30. Não perca!
Confira a galeria de fotos da Santa Missa: