Em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil de Caraguatatuba promove no próximo dia 10, às 10h30, uma palestra com foco na prevenção ao suicídio na E.E Prof. Ângelo Barros de Araújo, no Travessão.
Além da escola Ângelo Barros, poderão participar da ação todos os alunos das escolas das redes municipal e privada do município, ao vivo, por meio de uma plataforma online exclusiva para as unidades escolares.
A palestra será direcionada para crianças e adolescentes com até 17 anos. Com isso, a equipe do ambulatório irá conseguir atingir 100% de seu público alvo. O objetivo é fazer com que os alunos possam identificar os sinais e sintomas da ideação suicida, e assim poder oferecer ajuda ao amigo, parente ou se autoajudar.
A enfermeira Erica Perroni, coordenadora do ambulatório, é uma das palestrantes e explica que é preciso estar atento aos sinais da ideação suicida. Além dela, também irão participar da ação um médico psiquiatra e um psicólogo.
Ela diz que, na palestra, os alunos serão instruídos “a prestar atenção no adolescente ou criança, tentar identificar o porquê dele não estar mais conversando, de ficar mais isolado ou o motivo de não de ir à escola”.
Entre os sintomas mais frequentes da ideação suicida estão: angústia, mudança de hábitos alimentares (perda de apetite, por exemplo), alteração no sono, isolamento social, irritação e automutilação.
Erica reforça que a palestra é a melhor maneira de mostrar às crianças e aos adolescentes que “há uma solução, e que o município possui um serviço para atender esses casos e oferecer ajuda a quem precisa”.
No dia, os alunos poderão participar da roda de conversa para o esclarecimento de dúvidas. Perguntas também poderão ser enviadas por alunos de outras escolas no modo online, via chat.
Setembro Amarelo
‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.
Além das ações do mês de setembro, Caraguatatuba conta com uma rede de proteção preparada para auxiliar na prevenção e atender casos de ideações suicidas de crianças e adolescentes.
A rede é formada pelas Secretarias de Esportes, Educação, Social e Cidadania – CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, Delegacia de Defesa da Mulher, SAMU, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Ministério Público e Protege.